Experiência de Marca

Cannes 2010: como os brasileiros se sairam em Promo

Está começando a cobertura do Promoview sobre Promo & Activation em Cannes 2011. Novamente estaremos no Palais trazendo tudo sobre a premiação promo. Prá começar, relembre os resultados de 2010.

Está começando a cobertura do Promoview sobre Promo & Activation em Cannes 2011. Novamente estaremos no Palais trazendo tudo sobre a premiação promo. E para começar você pode acessar o Promoviewer para curtir a entrevista que o Kito Mansano e o Alemão, da Rock, deram ao Multishow, inclusive analisando o ganhador do último Grand Prix.

A participação dos brasileiros em Promo deixou a desejar em 2010.

Uma agência sediada no Brasil trouxe leões este ano. De fato não podemos classificá-la como brasileira. Ogilvy é um grande grupo internacional com escritório no Brasil. Mas valeu pelos três bronzes conquistados. Mesmo a W, que chegou a emplacar o case Braskem F1 Trophy no shortlist já não tinha controle nacional á época em que foram divulgado os resultados já que Washington Olivetto havia vendido o controle do seu negócio.

Fica a esperança de que este ano alguma agência 100% nacional volte a trazer Leões que deem orgulho por serem genuinamente brasileiros, como fez a Bullet em 2007 com o memorável iPod no Palito. Por sinal, Fernando Figueiredo, presidente da agência, será o jurado brasiliero neste ano de 2011

O Promo & Activation Lions 2010 distribuiu 55 Leões. Foram nove de Ouro, incluindo o vencedor do Grand Prix, 20 de Prata e 26 de Bronze.

Os Estados Unidos foram o país mais premiado em Promo & Activation, com oito Leões. A Austrália ganhou seis; a Suécia, cinco; Itália e Holanda, quatro; Brasil, Reino Unido, Alemanha e Espanha, três; Japão, Nova Zelândia, China e Argentina, dois; enquanto Finlândia, Índia, República Dominicana, México, Áustria e Hong Kong levaram um Leão cada.

Cinco cases brasileiros entraram no short list, aquela listinha que sai após o julgamento da totalidade de trabalhos inscritos em Promo de Promo & Activation em 2010: Ogilvy com o “Conta de $73.000” (em três categorias) e Whooper Face, além da W (à época /Brasil) com Braskem F1 Trophy.

A Ogilvy Brasil conquistou três Leões de Bronze .

A ação ” Conta de R$ 73 mil“, realizada no Bar Aurora e no Boteco Ferraz, conquistou dois Leões, um na categoria “Promoção em ambiente com pequena escala” – já que foi realizada apenas por uma noite em cada um dos locais – e outro, na categoria “Caridade, saúde e segurança públicas e mensagens de interesse público”.

O terceiro Leão de Bronze da Ogilvy Brasil foi para a ação Whooper Face, desenvolvida para Burger King.

"Face on the pack", da Ogilvy, ganha Leão de Bronze em Cannes.

Event & Field marketing:
BR – “F1 Trophy” – Braskem – Agência W/SP

Ambient Promo
:
BR – “Bar Chain” – Bar Aurora/ Boteco, Conta de $73.000 – Ogilvy SP

Best use of merchandise:

BR – “Whooper Face” – Burger King – Ogilvy SP

Retail & e-commerce:

BR – “Bar Chain” – Bar Aurora/ Boteco, Conta de $73.000 – Ogilvy SP

Public Awareness Messages:

BR – “Bar Chain” – Bar Aurora/ Boteco, Conta de $73.000 – Ogilvy SP

Ação da Braskem no short list de Cannes.

O Brasil ficou em 10º lugar entre os países com mais jobs no short list. As agências norte-americanas emplacaram o maior número de finalistas em Promo & Activation. No total, foram 21 trabalhos que concorreram a Leão em Promo. Em segundo lugar vem a Austrália, com 16 trabalhos no short list. Suécia (11), Alemanha (10) e Reino Unido (9) completam o ranking dos cinco primeiros colocados. No ano passado, os EUA não colocaram nenhum trabalho na categoria. Ao contrário da Austrália, que foi o país mais premiado em Promo no Festival de Cannes de 2009, com 11 Leões.