Experiência de Marca

Citroën apresentou carros em "vitrina vertical"

A Citroën do Brasil deixou em evidência sua tecnologia criativa e valorizou a interação com o público durante a 26ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Para tanto, a marca preparou um estande que foi uma experiência visual por si só. Carros e displays de LED estavam em perfeita harmonia em uma área de 1.665 m².

A Citroën do Brasil deixou em evidência sua tecnologia criativa e valorizou a interação com o público durante a 26ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. Para tanto, a marca preparou um estande que foi uma experiência visual por si só. Carros e displays de LED estavam em perfeita harmonia em uma área de 1.665 m².

Mas o que mais chamou a atenção à primeira vista foi o posicionamento estratégico de quatro veículos, colocados em uma espécie de “vitrina vertical”, acima, portanto, dos demais. Uma vez que se entrava no estande, não havia como não vislumbrar seu aspecto tridimensional.

“Desenvolvemos um projeto arquitetônico bastante ousado, que refletisse nossa filosofia de tecnologia criativa”, afirmou Ivan Ségal, presidente da Citroën do Brasil.

Ivan Ségal, diretor geral da Citroën Brasil, atendeu a imprensa no dia de ontem no estande da marca.

O conceito foi o da exposição verticalizada, nunca feita antes. A própria vitrina tinha uma tecnologia de exibição que, em dado momento, apresentava um fundo transparente e, em outro, um branco, recebendo projeções durante uma performance interativa, que trazia movimento e dinamismo.

Além de ver de perto os modelos especiais, quem visitou o espaço da Citroën pôde conferir veículos da marca que já fizeram grande sucesso no Brasil, como o C3 Solaris, a gama top C5 e C5 Tourer, além do comercial Jumper Vetrato.

Interatividade e exclusividade

E, para o público participar de fato do evento, a Citroën promoveu intensamente a interação com os visitantes de seu estande no 26º Salão Internacional do Automóvel. Havia atividades para todas as idades, algumas inclusive rendendo prêmios aos participantes. A empresa fechou inúmeras parcerias para que isso seja possível.

“Queríamos que as pessoas se sentissem realmente em casa, que vivenciassem nossos valores, como a inovação tecnológica, o requinte, a elegância e o atendimento personalizado”, explicou Nívea Ferradosa Morato, diretora de Marketing da Citroën do Brasil.

Abaixo as principais atrações do estande:

– Studio Créative Technologie – Um espaço com atividades interativas e direcionadas aos públicos infantil, adolescente e familiar. Lá dentro havia um dos maiores exemplos de interação com os visitantes do evento.

No Citroën Scénes, cada participante recebeu um aparelho celular Samsung para criar um vídeo de até um minuto dentro do estande Citroën. O aparelho celular foi entregue mediante o preenchimento de cadastro, termo de responsabilidade e entrega de documento original com foto. Cada um teve quinze minutos para gravar seu vídeo, que foi disponibilizado no hotsite da Citroën criado especialmente para este Salão Internacional do Automóvel.

Diariamente eram eleitos seis vídeos (três por período) e, por meio de votação pela internet, foram premiados com um celular Samsung dois participantes por dia. A Samsung forneceu toda a parte de televisores do Studio Créative Technologie, os celulares da ação Scénes e tablets para os recepcionistas do estande.

Ainda sobre fotos, havia um espaço no Studio Créative Technologie chamado Viagem Aircross. Nele o visitante escolheu uma das cinco opções de cenário para ser fotografado, sempre com o Citroën Aircross de fundo em uma cena inusitada e até mesmo surreal, o que remeteu a novas possibilidades. O participante recebeu a foto que tirou no próprio estande.

As redes sociais se desenvolvem cada vez mais e a Citroën, bastante interativa com os novos canais de comunicação, não poderia deixá-las de fora. Existiam quatro estações com notebook para que cada visitante tenha 15 minutos de acesso a elas com internet banda larga. Um dos painéis de LED será destinado às redes sociais, nas quais a Citroën tem forte presença.

Ainda no Studio Créative Technologie, as crianças puderam interagir com a marca por meio de três jogos personalizados Citroën em tela touchscreen: “Encontre seu Citroën”, “Labirinto Aircross” e “Quebra-cabeça”. No final, elas receberam um Paper Toy com os modelos da marca.

– Show Citroën Créative Technologie – A cada uma hora e meia, músicos, posicionados na “vitrina vertical”, farão um show. A cada entrada do grupo musical, um dos quatro carros (Aircross, C3, C4 e C4 Picasso) expostos na “prateleira” do estande recebia o destaque, inclusive com efeitos de iluminação, performance de bailarinos e projeção de vídeos nos monitores.

– Expedição Citroën Aircross Uma tela embutida na parede, atrás de um Aircross adesivado, mostrava vídeos e apresenta esta grande aventura, que contará com dez veículos e percorrerá mais de sete mil quilômetros. A jornada, que será iniciada no Centro de Produção de Porto Real-RJ, passará por 23 cidades nos Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Nívea Ferradosa Morato, diretora de Marketing da Citroën do Brasil, esclarece que “os dez jovens brasileiros escolhidos para compor a tripulação poderão ser acompanhados pela internet num autêntico reality show durante os 30 dias de expedição”.

Neste Salão Internacional do Automóvel, houve apresentação dos nove expedicionários escolhidos pela Citroën e votação, por parte do público, do décimo participante. Também colocaram o pé na estrada um chef de cuisine, um produtor musical e uma equipe de antropólogos. A viagem nasceu sob a inspiração das travessias célebres realizadas com pioneirismo por André Citroën nas décadas de 20 e 30.

– Ecologia: O Citroën Aircross é o modelo mais “verde” que a marca lançou até hoje no Mercosul, com 20 kg de materiais verdes embarcados por meio de todas as soluções de engenharia existentes e disponíveis. Mais que um fato isolado, a afirmação acima demonstra a determinação e o compromisso da Citroën em oferecer, cada vez mais, produtos respeitosos ao meio ambiente e que tragam contribuições efetivas aos processos de produção.

No salão, havia um painel verde com todos os elementos recicláveis que compõem o Aircross e uma ação de neutralização de carbono para o estande.

Além disso, comprometida com o desenvolvimento sustentável, a Citroën do Brasil compensou a emissão de gases de efeito estufa gerados pelo seu estande no 26º Salão Internacional do Automóvel promovendo o plantio de 181 árvores nativas da Mata Atlântica, em áreas de recuperação de matas ciliares.

Por intermédio da ONG Iniciativa Verde, responsável pelo programa de certificação Carbon Free, são calculadas e analisadas as emissões geradas pelo evento, utilizando a metodologia desenvolvida pelo WRI (World Resources Institute), com cálculos baseados em pesquisas do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudança Climáticas). A partir destes dados, quantifica-se o número de árvores a serem plantadas para compensar as emissões.

– Simulador Gran Turismo – No embalo da exibição do GTbyCitroën, a marca fez uma parceria com a Sony para os visitantes pilotarem no mundo virtual o carro-conceito, no console Playstation 3. Eram quatro cabines e, cada partida, durava aproximadamente cinco minutos. Das 18h às 19h de cada dia do Salão Internacional do Automóvel foi realizado um campeonato, cujo vencedor foi premiado.

– Café Citroën by Nespresso – Clientes e convidados da Citroën no 26º Salão Internacional do Automóvel tiveram direito a uma pulseira que dava acesso à área VIP do estande. Era um espaço que tinha paredes de vidro para que se pudesse ver a movimentação do lado de fora e que contava com a parceria da Nespresso, o exclusivo, café da Nestlé. Dentro dessa área, havia também a distribuição de amostras do perfume Play, lançamento da Givenchy.

– La boutique – A Citroën desenvolveu uma série de produtos personalizados com sua marca – como camisetas, bonés, chaveiros, mochilas, entre outros -, que estavam disponíveis à venda em uma charmosa loja no estande.

– Jumper Band News – Um estúdio móvel de rádio e TV foi instalado no interior de um Jumper Vetrato, recém lançado no mercado brasileiro, para que pudesse haver entradas ao vivo da Band News diretamente do estande da Citroën no 26º Salão Internacional do Automóvel.