Como parte dos processos de formação das cidades modernas, na virada do século XIX para o XX, surgem as mídias eletrônicas – como o rádio, o telégrafo e o cinema – ao lado de outros acontecimentos importantes como a valorização de espetáculos de entretenimento, o sensacionalismo popular, o aparecimento das primeiras lojas de departamentos, o incremento dos meios de transportes, como o automóvel, os bondes e trens etc.
Tudo isso fazia da experiência de viver em uma metrópole moderna algo novo, muitas vezes tomado pelos reformistas sociais da época como negativo – associando tal experiência a choques, hiperestímulos, crises nervosas, estresse, acidentes, fadiga e apatia mental – capaz de saturar e adoecer as populações urbanas de então. É ainda neste contexto que se observar importantes mudanças nos modos de perceber e de dedicar atenção às coisas, em meio a práticas variadas como a educação, o trabalho e o consumo.
Pensar todas essas mudanças e como elas afetam aquilo no qual nos transformamos hoje, com o aparecimento das mídias digitais e de novas formas de entretenimento como os games, são os objetivos da quarta edição do evento “Nós Digitais”: “Mídias Eletrônicas e Metrópoles Modernas”.
Este encontro, com entrada franca, acontecerá no dia 13/09, às 19hs, no Oi Casa Grande (Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon), tendo como palestrante Maria Cristina Franco Ferraz, professora titular de Teoria da Comunicação da UFF (universidade Federal Fluminense), doutora em Filosofia pela Universidade de Paris 1 – Sorbonne e pós-doutora pela Universidade de Berlim.
Os mediadores da palestra serão os curadores do evento, o professor de estudos de mídias e comunicação da ESPM-RJ, Vinicius Andrade Pereira; o físico Luiz Alberto de Oliveira e o músico e escritor Fausto Fawcett.
‘Nós Digitais’
O Projeto “Nós Digitais” é uma oportunidade de debater as mudanças e os futuros possíveis da comunicação e da cultura contemporânea. Trata-se de uma série de encontros que, alinhando palestras e debates com peças interativas e performances, reflete sobre as transformações da sociedade e da comunicação, desde o aparecimento da vida até o surgimento das mídias digitais, em busca de um melhor entendimento do mundo atual e dos seus possíveis desdobramentos.
Por intermédio de um percurso reflexivo, que vai do aparecimento da vida à cibercultura, a proposta da série Nós Digitais é retomar algumas teorias do campo da comunicação e de campos afins, “re-avaliando” a importância e o legado destas teorias para o enfrentamento das questões que envolvem o humano e as novas tecnologias da comunicação.
Para isso, os encontros da série – sempre às últimas segundas-feiras do mês (excepcionalmente em setembro teremos duas edições – dias 13 e 27) propõem uma dinâmica que implica variados recursos e linguagens, como vídeos, palestras, debates, performances, instalações multi-plataformas e interativas, como meios para potencializar o pensamento e a reflexão sobre cada um dos temas debatidos.