O festival SWU, que aconteceu de 09 a 11/10, na Fazenda Maeda, em Itu, recebeu um público de 165,5 mil pessoas em seus três dias para curtir shows de mais de 70 atrações como Rage Against the Machine, Joss Stone, Los Hermanos, Pixies, Queens of the Stone Age e Linkin Park.
Apesar dos problemas enfrentados no primeiro dia, principalmente nos acessos ao local do evento e na área de camping, o SWU não registrou nenhuma ocorrência grave e até mesmos esses problemas estruturais foram solucionados no segundo e terceiro dia do festival.
Ao longo de seus três dias, foram servidas 400 mil refeições e vendidas 600 mil latas de cerveja e refrigerante, sendo que 100% deste lixo foi reciclado, totalizando 200 mil quilos de material reciclado pela comunidade Recicleiros.
Nenhum acidente de trânsito foi registrado nas estradas entorno da Fazenda Maeda, que recebeu cerca de 30 mil carros, 800 ônibus e 500 vans nos três dias de festival SWU. “Acredito que cumprimos com o nosso objetivo de começar a conscientizar as pessoas e, para mim, que estou há 30 anos no mercado de comunicação, esta é uma experiência incrível. Vamos encontrar o equilíbrio para melhorar ainda mais no ano que vem”, afirmou o empresário e idealizador do SWU, o empresário Eduardo Fischer. “O SWU já está entre os maiores festivais do mundo em sua primeira edição.”
Cerca de 75 ocorrências policiais foram registradas até o início da tarde do terceiro dia de SWU, sendo em sua maioria por pequenos furtos, perda de documentos e celulares. No que diz respeito ao consumo de drogas, 76 pessoas foram detidas, sendo 69 delas já liberadas. (Texto: Bruno Dias).
Confira abaixo algumas imagens do evento.
Labirinto de lixo ( foto acima) foi a principal instalação do SWU.
O SWU Music and Arts Festival é o grande marco de celebração do movimento. Uma experiência memorável que combinou música e arte na Fazenda Maeda, localizada no município de Itu, a cerca de 70 km de São Paulo. O evento ocupou um espaço de arena de 200 mil metros quadrados.
E não é só de boa música que é feito o SWU. O movimento trouxe também para os seus participantes, ao longo dos três dias de duração do evento, o Fórum Sustentável, palco onde especialistas, pensadores, políticos, empresários e representantes de entidades não governamentais discutiram com o público alguns dos principais temas da sustentabilidade no século 21.
Idealizador do SWU, o Grupo Totalcom é líder em comunicação integrada na América Latina e a primeira multinacional de capital brasileiro nesse setor, que nasceu para exportar a criatividade brasileira para o mundo. Presente no Brasil, Argentina, Portugal e Angola, atua como fornecedor de soluções estratégicas e integradas de comunicação, reunindo empresas que prestam serviços de propaganda, marketing digital, marketing promocional, eventos, ativação de marketing, incentivo e fidelização, CRM, branding, consultoria e auditoria de marca.
O SWU Music and Arts Festival contou com o patrocínio da Coca-Cola, Oi, Nestlé, Heineken.