Verão é sinônimo de mar, areia, sol, calor e… ações de marketing promocional. Com as praias lotadas, muitas empresas migram seus investimentos de marketing para o litoral nesta época do ano, apostando em ações de lazer e entretenimento para conquistar um espaço na memória dos veranistas ao longo do ano todo. Nas praias do Paraná, os investimentos incluem shows, tendas para descanso ou acesso à internet, passeios de bicicleta e dezenas de atividades para crianças e adultos, além de brindes de todos os tipos.
No que depender da operadora de telefonia TIM os brindes caem até do céu. Durante os fins de semana da temporada, um paramotor estará sobrevoando as praias do Paraná arremessando pequenos paraquedas com cartões de recarga e vale-brindes.
A sua concorrente Vivo instalou em Guaratuba e Caiobá o “Parador Vivo” – espaços nos quais os veranistas podem emprestar bicicletas, cadeiras, guarda-sóis, esteiras ou jogos de praia.
Dentro de cada Parador também estão disponíveis dois computadores com acesso à internet – para divulgar o serviço 3G da empresa no litoral. “Escolhemos as praias do Paraná como ponto principal das nossas ações neste verão. Com isso, queremos conversar com a família toda”, diz a gerente de marketing da empresa na Região Sul, Andrea Bueno.
Em outro espaço criado especialmente para a temporada – uma tenda com mais de 2,5 mil metros quadrados em Guaratuba – a Rede Independência de Comunicação (RIC) montou duas quadras de vôlei de praia e uma de futebol de areia. Além de torneios esportivos, na tenda também acontecem aulas de dança e alongamento, entre outras atividades.
A Rede Paranaense de Comunicação (RPC) investiu este ano cerca de R$ 4 milhões no projeto Verão Gazeta do Povo, que chega em 2010 à sua quinta edição. As atividades vão passar pelas praias de Ipanema, Caiobá e Praia de Leste, além de Morretes e alguns parques de Curitiba, e são divididas em três módulos: infantil, de saúde e lazer e um espaço vip (com internet e cadeiras para descanso). “Neste ano investimos em uma estrutura menor, mas que possibilita um atendimento mais personalizado. Nos preocupamos em promover uma experiência diferente para as pessoas”, conta o gerente de marketing de jornais da RPC, Axeu Aislan Beluca.
Quase 70 pessoas estão envolvidas na operacionalização do projeto, e a estimativa do gerente é de que ao longo da temporada cerca de 40 mil veranistas participem de alguma das atividades. “Em ações como estas, o envolvimento das pessoas com a marca acontece de uma maneira mais natural. Se a abordagem não for feita de maneira agressiva, elas estão mais receptivas”, diz Beluca, destacando ainda o impacto das ações na mídia, que potencializam os resultados.
A superintendente de marketing e vendas da Spaipa, Neuri Frigotto Pereira, também acredita que este é um bom momento para conversar com os consumidores. A fabricante e distribuidora da Coca-Cola no Paraná está investindo este ano 10% a mais em patrocínios de atividades no litoral do Estado, na comparação com o último verão. “Nesta época a sede aumenta e, com certeza, é um período importante para o consumo de bebidas. Também é um momento de descontração e lazer para os consumidores, que se mostram mais abertos e predispostos a participar de ações de marketing e a interagir com as marcas.”
Até o Carnaval
A marca do Grupo Educacional Uninter é talvez uma das mais vistas pelas areias do litoral paranaense. As ações começaram no Réveillon, com um trio elétrico em Caiobá, e seguem até o Carnaval (quando o caminhão fará mais seis apresentações). Segundo o gerente de marketing do grupo, Adriano Albano, a instituição também está promovendo blitzes com distribuição de brindes na praia e patrocinando shows e tendas instaladas na areia pela Prefeitura de Matinhos. As ações, diz Albano, têm foco na divulgação da marca em si mas, principalmente, no vestibular marcado para o dia 26/01, e a possibilidade dos estudantes fazerem as provas no próprio litoral. “O impacto destas ações e a visibilidade que dão à marca é muito grande.”
Fonte: Cinthia Scheffer.