A Nestlé Brasil inova com o lançamento do primeiro supermercado flutuante para atender as populações ribeirinhas da Amazônia. Batizado de Nestlé Até Você a Bordo, o barco iniciará as operações em 1º/07. Sairá do Porto de Belém, percorrerá 18 municípios que compõem a região da Ilha de Marajó até a cidade de Almeirim, já na região do Baixo Amazonas, e retornará a Belém.
Todo o percurso será feito em torno de 18 dias e a embarcação permanecerá um dia em cada cidade. A estimativa é atender um público de 800 mil pessoas/mês, ampliando a presença das marcas da Nestlé nos lares brasileiros.
“Vamos buscar o cliente onde ele está. Será um serviço à população da Amazônia que tem os rios como ruas e avenidas. Trata-se de um projeto alinhado ao nosso conceito de regionalização, baseado nos diferentes perfis dos consumidores. Tratamos cada região como uma área diferente”, afirma Ivan Zurita, presidente da Nestlé Brasil. Estabelecida pela companhia desde 2003, a unidade de regionalização desenvolve ações, programas e produtos específicos para cada região do País, a fim de atender aos diferentes perfis e necessidades de seus consumidores.
Nestlé Até Você a Bordo foi concebido como mais um projeto para se chegar a regiões remotas e de baixa renda assim como o sistema de venda porta-a-porta da empresa, que atualmente conta com mais de 7,5 mil revendedores e 220 microdistribuidores em 15 Estados do País. Com o supermercado flutuante, a Nestlé visa desenvolver mais um canal de comercialização que oferece acesso à nutrição, saúde e bem-estar a comunidades remotas da Região Norte.
A cada aporte o barco disponibilizará para a população um mercado com as diversas linhas de produtos Nestlé – mais de 300 itens – e uma estrutura completa com equipe de vendas, estoque e gerência de operação. O supermercado flutuante, além de atender prioritariamente a população ribeirinha, também será o canal entre a empresa, os microdistribuidores e as revendedoras porta-a-porta que terão o barco como referência do negócio e abastecimento dos produtos.
Para que seja reconhecida durante todo o trajeto, a embarcação possui a identidade visual da Nestlé e conta com acesso para pessoas com necessidades especiais e idosos. Onze pessoas, entre funcionários do supermercado e tripulantes, trabalharão diretamente no barco de 27,5 metros de comprimento, que conta com três áreas de estoque, além do espaço da loja de 100 m².
Por meio do novo meio de vendas, a Nestlé busca aumentar as oportunidades de negócio e compartilhar valor com a sociedade, proporcionando renda incremental e inclusão social com a geração de empregos. É também um canal para estreitar ainda mais o relacionamento com os consumidores das classes C, D e E.
Plataforma estratégica para o crescimento do Grupo Nestlé, o desenvolvimento de negócios voltados aos consumidores de baixa renda – estimado em mais de 2,8 bilhões de pessoas no mundo com rendimentos inferiores a US$ 10,00/dia – vem crescendo com foco na criação de produtos com alta qualidade nutricional e preços acessíveis. No Brasil, a área obteve crescimento de 27% em 2009 com R$ 1,2 bilhão em vendas.