A cidade de São Paulo sediará em 29/08, a primeira competição oficial brasileira de Vertical Running, batizada de “Corrida Vertical Brasil”. O evento, patrocinado pela marca Sollys, da Nestlé, será realizado pela Mix Brand Experience nas escadarias do Edifício Nestlé, localizado na Avenida Chucri Zaidan, 246.
A etapa brasileira passa a fazer parte do calendário mundial da corrida em arranha-céus, “Vertical World Circuit”, ao lado de países como Itália, Estados Unidos, Inglaterra, Suíça, Alemanha, Austrália, Taiwan, Espanha e Singapura, incrementando o portfólio de provas internacionais da cidade.
O esporte vem causando curiosidade e ganhando milhares de adeptos no mundo todo. Grandes atletas chamados de “Corredores do Céu” e simpatizantes encontram nos mais altos arranha-céus e torres como o Empire State Building (EUA), Taipei 101 (Taiwan) e Swissotel the Stamford (Singapura) o cenário perfeito para testarem seus limites subindo escadas internas de grandes prédios com performances extraordinárias realizadas em poucos minutos.
O Edifício Nestlé é o quinto mais alto da cidade de São Paulo, com 142 metros de altura, 31 andares, 765 degraus, três subsolos, auditório para 270 lugares, dez mil m2 de projeto paisagístico e 19 elevadores. Desde 2008, abriga a sede da Nestlé Brasil e mais de dois mil colaboradores da companhia – que possui um total de 18 mil em seus quadros em todo o País.
Sinônimo de modernidade, a construção em formato de ‘L’ foi realizada pelo conceituado escritório de arquitetura dos Estados Unidos, o Owins & Merrill LLP. O edifício mescla tecnologia com elementos tipicamente brasileiros como, por exemplo, a sinuosidade da construção e os componentes tropicais do paisagismo criado por Burle Marx, cuja vegetação contempla uma grande diversidade de espécies da flora brasileira, assegurando a alternância da floração no decorrer de todo o ano para que as mudanças de estações sejam nitidamente percebidas. O heliponto do edifício, local de chegada dos atletas, é um dos poucos da região com licença para operar durante o dia e a noite.
Em função dessas características e, principalmente, por apresentar as condições adequadas para a prática de Vertical Running, como escadarias largas e bem iluminadas, segurança, entre outros itens, o Edifício Nestlé foi homologado para sediar a primeira exibição oficial da prova no país.
O objetivo da competição é atingir o topo do prédio no menor tempo possível. Imagine disputar uma prova de corrida vertical de até 765 lances de escada em apenas quatro minutos? Este é o tempo médio estimado pela ISF para que os corredores de elite completem a prova. O atleta italiano Marco De Gasperi disputará a etapa brasileira ao lado de outros nove corredores internacionais.
As inscrições gratuitas para a primeira edição da competição internacional brasileira já podem ser feitas por meio do hotsite, no qual também será possível consultar o regulamento e saber mais sobre as curiosidades do esporte. Serão disputadas três categorias: Corredores de Elite, Atletas e Amadores.
Subir pela escadaria do prédio não será um desafio apenas de atletas profissionais. A população poderá se inscrever e se aventurar a alcançar o topo de um dos mais altos e modernos edifícios da cidade. Destinada a quem quer completar a subida pelas escadas e ter a emoção de passear pelo circuito, a Caminhada Vertical não será cronometrada.
A Corrida Vertical é um evento organizado e realizado por Mix Brand Experience, com patrocínio da Nestlé e apoio da Seme – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e da FPA – Federação Paulista de Atletismo, com a chancela da ISF – Federação Internacional Skyrunning.