A Petrobras é a nova patrocinadora do Red Bull Air Race, o maior evento de marketing promocional do planeta, que teve sua etapa de abertura hoje em Abu Dhabi. Com o acordo, a Companhia, uma das maiores patrocinadoras do esporte nacional, levará as cores do País para todo o mundo no avião verde e amarelo pilotado pelo brasileiro Adilson Kindlemann.
Na etapa de abertura realizada neste sábado (27/03) o piloto brasileiro obteve a 14a. colocação após se chocar com dois “gates” e receber penalizações. O atual campeão Paul Bonhome foi o vencedor.
O Air Race terá, nesta temporada, mais sete etapas: Austrália (Perth), Brasil (Rio de Janeiro), Canadá (Windsor), Estados Unidos (Nova York), Alemanha (Lausitz), Hungria (Budapeste) e Portugal (Lisboa).
Além de exibir a marca no avião, a Petrobras será a patrocinadora oficial da etapa brasileira, que terá como palco o Aterro do Flamengo. Como apresentadora da competição, a Companhia terá sua marca exposta em dois air gates (obstáculos infláveis que demarcam o trajeto dos aviões), no pórtico de largada, no painel de fundo do pódio de premiação, na estrutura de telões e em todo o material de comunicação do evento. A Petrobras terá direito, também, a ações promocionais e de relacionamento.
Além de todas as contrapartidas da etapa do Brasil, a Petrobras também patrocinará a equipe brasileira em todas as etapas do campeonato, com exposição de marca no hangar, avião e uniformes do piloto e integrantes da equipe.
Criado em 2003, o Red Bull Air Race é o único campeonato mundial de corrida de aviões reconhecido pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI). A corrida aérea já visitou mais de 15 países desde a sua criação, incluindo o Brasil, em 2007. Naquele ano, a segunda etapa da temporada teve como cenário a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Na ocasião, um público de um milhão de pessoas lotou a praia de Botafogo.
Quinze pilotos disputarão a temporada de 2010. Os competidores voam contra o relógio em um circuito especialmente montado com air gates. Em 2009, o inglês Paul Bonhomme sagrou-se campeão um mundial pela primeira vez.