A Samsung colaborou com agência The Viral Factory para desenvolver dois projetos que giram em torno da durabilidade dos cartões do fabricante de memória SD. O primeiro é um filme promocional, que comprova que o produto é “à prova de imãs, ao choque e à prova d’água”, testando-o nos ambientes mais inóspitos imagináveis, e o segundo é uma iniciativa sem precedentes, em que os cartões serão enviados para a estratosfera.
No primeiro filme, o cartão de memória SD Samsung é colocado em um carro de controle remoto, com um câmera acoplada. O item inicia a sua longa e extremamente perigosa jornada por meio de uma infinidade de obstáculos, levando marteladas, caindo em um tanque de peixes, bolas de tinta sendo arremessadas, uma parede de vidro e muito mais, e, durante o experimento, o cartão de memória é batido, mergulhado e ainda lambido por um cão, tudo isso foi feito para provar que pode resistir a condições hostis. Depois de todos esses testes, a placa continua a mesma, sem nenhum defeito.
O segundo projeto parece ser a mais difícil experiência para o novo cartão. Em meados de outubro, em um local secreto em Cambridgeshire, a equipe de teste da Viral Factory lançará 100 cartões de memória SD Samsung, ligados a cem aviões de papel, que irão flutuar a trinta mil metros acima da superfície da Terra.
Cada avião conterá mensagens, fotos e vídeos postados no www.ProjectSpacePlane.com (http://projectspaceplanes.com/) por pessoas de todo o mundo. Potencialmente, todos na Hemisfério Norte terão a chance de detectar os aviões, já que se espera que possam voar até a Sibéria. Eles carregam informações detalhadas sobre o que fazer com o cartão se o avião for encontrado, inclusive a URL do site do projeto para que o sortudo que o encontrar possa testar o cartão, enviando os dados de volta para a plataforma on-line.