O DiversiGames, uma iniciativa focada na inclusão social e digital que facilita o acesso ao mundo dos videogames, à tecnologia e à inovação para grupos marginalizados, incluindo crianças, adolescentes e jovens de comunidades carentes, pessoas com deficiência, membros da comunidade negra e LGBTQIAPN+, fará sua estreia no South by Southwest no dia 12 de março.
Este evento é considerado o principal festival global de tecnologia, inovação e criatividade, realizado anualmente em Austin, Texas, nos Estados Unidos.
O projeto brasileiro voltado à inclusão foi selecionado para ser destaque na edição de 2024 do festival (SXSW 2024), por meio de um Ignite Talk especial sobre como os videogames impactam positivamente a vida daqueles que têm recursos limitados para explorar as várias oportunidades educacionais e experiências que o universo dos games oferece.
Márcio dos Santos Correa, 26 anos, também conhecido como Jamela, um dos beneficiados pelo projeto e atualmente embaixador e instrutor do DiversiGames, liderará a apresentação no evento internacional.
Criado no Engenho da Rainha, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Jamela viu sua vida se transformar ao profissionalizar seu hobby nos games, tornando-se um ícone neste campo. Ele se destacou como caster em competições de e-sports e como apresentador e roteirista no canal de televisão Woohoo, focado em jogos.
“Falar no SXSW 2024 sobre o DiversiGames, um projeto do qual me orgulho em fazer parte, é revisitar minha própria jornada. Agradeço ao projeto pela minha fluência em inglês e pela oportunidade de me comunicar com o mundo. Foi por meio dele que me aprofundei nos videogames, me tornei um jogador profissional e hoje ensino pessoas negras e de comunidades como a minha, mudando também as suas vidas”, compartilha Jamela.
Esta será sua segunda viagem internacional, tendo participado da Gamescom na Alemanha em 2023, convidado pela Associação Brasileira de Desenvolvedoras de Games (Abragames) e com suporte da TikTok, plataforma para a qual também cria conteúdo.
O DiversiGames, o principal ponto de integração entre ESG e Games no Brasil, oferece centros de formação no Rio de Janeiro, com planos de expansão para São Paulo, disponibilizando 170 vagas em oficinas de alfabetização digital para jovens de 7 a 18 anos.
Os cursos abrangem jogos eletrônicos populares, criação de conteúdo, desenvolvimento e programação de jogos 2D, além de aulas de inglês e apoio acadêmico. As instalações são acessíveis para Pessoas com Deficiência (PcD), e os cursos têm duração de 10 meses, utilizando uma metodologia inclusiva.
Apoiado pela Águas do Rio, Instituto Aegea e Enel Rio, além do Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura e pelo Governo do Estado por meio da Secretaria Estadual de Cultura, o projeto também conta com o suporte da TikTok, do canal Woohoo, da DT3, e tem parceria com a Prefeitura de Niterói.
“É um enorme privilégio mostrar ao mundo nosso trabalho único de inclusão social por meio dos games, um projeto pioneiro no Brasil que visa facilitar o acesso de grupos minoritários ao mundo digital dos games, com o objetivo de transformar vidas e ter um impacto positivo”, destaca Ricardo Chantilly, Diretor Executivo do DiversiGames e idealizador do projeto.
“Nosso objetivo é também firmar novas parcerias com ONGs e empresas que compartilhem de nossa visão, para ampliar nosso alcance em ações de responsabilidade social. Buscamos criar mais conexões, abrindo portas para aqueles que desejam ingressar no universo dos games mas enfrentam barreiras de acesso ao digital. Nosso compromisso é promover ainda mais transformação e inclusão”, acrescentou Mariana Uchôa, Diretora de Operações do DiversiGames.
Fotos: Divulgação