Estreia da marca em Austin

Renata Gomide, CMO do Grupo Boticário, estreia como palestrante no SXSW, o maior evento de inovação e criatividade do mundo

No mês da mulher, executiva palestra ao lado da CEO da WGSN, Carla Buzasi, para falar sobre o futuro da longevidade e anuncia lançamento do Centro de Pesquisa da Mulher Grupo Boticário

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Renata Gomide, CMO do Grupo Boticário, palestra sobre longevidade e população madura no SXSW

O Promoview continua de olho nas empresas brasileiras que marcam presença no SXSW 2025, em Austin, nos Estados Unidos. Neste sábado (9), a CMO do Grupo Boticário, Renata Gomide, palestrou pela primeira vez no SXSW com o tema: “Beleza 2030: as 4 tendências que redefinem o futuro da longevidade”.

Ao lado de Carla Buzasi, CEO da WGSN, a executiva levou à Austin uma reflexão aprofundada sobre como as marcas devem olhar para a população madura, uma vez que estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que até 2050 a população do planeta, com mais de 60 anos, deverá atingir mais de 2 bilhões de pessoas, redefinindo os padrões de beleza e autoestima.

Próximo ao Dia Internacional da Mulher, a mesa também foi usada para tornar público o anúncio do lançamento do Centro de Pesquisa da Mulher Grupo Boticário. O novo polo se dedica ao financiamento e incentivo de estudos e pesquisas sobre o bem-estar e o cuidado feminino em todas as suas fases – da puberdade à menopausa e senescência.

“Considero o SXSW o berço mundial da inovação e criatividade, e estar presente no evento, podendo contribuir com as conversas, foi um ponto alto em minha carreira. Além disso, um marco para o aprofundamento dos territórios do Grupo Boticário e a nossa capacidade de colocar luz sobre pautas tão significativas para a sociedade, como a longevidade humana”, conta Gomide sobre a experiência.

4 tendências que redefinem o futuro da longevidade

A palestra explorou como a “Economia da Longevidade” está focada em viver melhor por mais tempo – estendendo a qualidade de vida e não apenas os anos vividos. Nesse sentido, as marcas da companhia estão investindo em produtos que promovam a longevidade, democratizando o bem-estar por meio de ferramentas, serviços e inovação tecnológica.

O mapeamento realizado pela da WGSN, junto ao Grupo Boticário, identificou interconexões entre a longevidade e outros segmentos paralelos, mostrando que o tema extrapola o tempo vivido e atinge esferas como sustentabilidade, inovação e tecnologia, diversidade, entre outros. Partindo dessa percepção, desceram quatro macro tendências que vão impactar a indústria da beleza e do bem-estar até 2030, relacionadas ao tema.

  • Personalização por necessidade e não por idade: as marcas devem passar a desenvolver produtos que atendam preocupações específicas da pele e do corpo, em vez de segmentá-los rigidamente por idade.
  • Impacto das mudanças climáticas: o aumento da temperatura global leva à necessidade de inovações em beleza.
  • Acessibilidade e inclusão: produtos devem ser projetados para atender consumidores de todas as idades e com diferentes níveis de habilidades, promovendo um mercado mais acolhedor à maturidade.
  • Beleza para todos os ciclos da vida: crescimento da demanda por produtos desenvolvidos para momentos como o climatério e a menopausa, refletindo as necessidades de cuidados mais personalizados ao longo da jornada do consumidor.

“Hoje, a única constante é a mudança, o que afeta o meio ambiente, a política, as relações sociais e a comunidade. Na WGSN, analisamos há muitos anos as tendências comportamentais associadas à longevidade. Atualmente, nossas previsões sobre como essas tendências evoluirão e impactarão todos nós representam uma enorme oportunidade para as marcas, e sobretudo para refletirmos o tipo de mundo e de relacionamentos que desejamos construir”, complementa Carla Buzasi.

O relatório das tendências é a consolidação de uma curadoria de outros levantamentos da WGSN e já está disponível, nas plataformas exclusivas para clientes. Mais detalhes sobre o Centro de Estudo da Mulher podem ser conferidos no site do Grupo Boticário.

Kássia Calonassi
Kássia Calonassi

Head de Conteúdo

Jornalista especializada em Gestão Estratégica de Conteúdo. Líder de Redação, Social Media e Newsletter no Promoview desde 2024, onde atua como Head de Conteúdo e Editora-Chefe. Pesquisadora de Brand Experience e Live Marketing na UFPR.

Jornalista especializada em Gestão Estratégica de Conteúdo. Líder de Redação, Social Media e Newsletter no Promoview desde 2024, onde atua como Head de Conteúdo e Editora-Chefe. Pesquisadora de Brand Experience e Live Marketing na UFPR.