
O Promoview continua de olho nas empresas brasileiras que marcam presença no SXSW 2025, em Austin, nos Estados Unidos. Neste sábado (9), a CMO do Grupo Boticário, Renata Gomide, palestrou pela primeira vez no SXSW com o tema: “Beleza 2030: as 4 tendências que redefinem o futuro da longevidade”.
Ao lado de Carla Buzasi, CEO da WGSN, a executiva levou à Austin uma reflexão aprofundada sobre como as marcas devem olhar para a população madura, uma vez que estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que até 2050 a população do planeta, com mais de 60 anos, deverá atingir mais de 2 bilhões de pessoas, redefinindo os padrões de beleza e autoestima.
Próximo ao Dia Internacional da Mulher, a mesa também foi usada para tornar público o anúncio do lançamento do Centro de Pesquisa da Mulher Grupo Boticário. O novo polo se dedica ao financiamento e incentivo de estudos e pesquisas sobre o bem-estar e o cuidado feminino em todas as suas fases – da puberdade à menopausa e senescência.
“Considero o SXSW o berço mundial da inovação e criatividade, e estar presente no evento, podendo contribuir com as conversas, foi um ponto alto em minha carreira. Além disso, um marco para o aprofundamento dos territórios do Grupo Boticário e a nossa capacidade de colocar luz sobre pautas tão significativas para a sociedade, como a longevidade humana”, conta Gomide sobre a experiência.
4 tendências que redefinem o futuro da longevidade
A palestra explorou como a “Economia da Longevidade” está focada em viver melhor por mais tempo – estendendo a qualidade de vida e não apenas os anos vividos. Nesse sentido, as marcas da companhia estão investindo em produtos que promovam a longevidade, democratizando o bem-estar por meio de ferramentas, serviços e inovação tecnológica.
O mapeamento realizado pela da WGSN, junto ao Grupo Boticário, identificou interconexões entre a longevidade e outros segmentos paralelos, mostrando que o tema extrapola o tempo vivido e atinge esferas como sustentabilidade, inovação e tecnologia, diversidade, entre outros. Partindo dessa percepção, desceram quatro macro tendências que vão impactar a indústria da beleza e do bem-estar até 2030, relacionadas ao tema.
- Personalização por necessidade e não por idade: as marcas devem passar a desenvolver produtos que atendam preocupações específicas da pele e do corpo, em vez de segmentá-los rigidamente por idade.
- Impacto das mudanças climáticas: o aumento da temperatura global leva à necessidade de inovações em beleza.
- Acessibilidade e inclusão: produtos devem ser projetados para atender consumidores de todas as idades e com diferentes níveis de habilidades, promovendo um mercado mais acolhedor à maturidade.
- Beleza para todos os ciclos da vida: crescimento da demanda por produtos desenvolvidos para momentos como o climatério e a menopausa, refletindo as necessidades de cuidados mais personalizados ao longo da jornada do consumidor.
“Hoje, a única constante é a mudança, o que afeta o meio ambiente, a política, as relações sociais e a comunidade. Na WGSN, analisamos há muitos anos as tendências comportamentais associadas à longevidade. Atualmente, nossas previsões sobre como essas tendências evoluirão e impactarão todos nós representam uma enorme oportunidade para as marcas, e sobretudo para refletirmos o tipo de mundo e de relacionamentos que desejamos construir”, complementa Carla Buzasi.
O relatório das tendências é a consolidação de uma curadoria de outros levantamentos da WGSN e já está disponível, nas plataformas exclusivas para clientes. Mais detalhes sobre o Centro de Estudo da Mulher podem ser conferidos no site do Grupo Boticário.