Depois de 8 anos de muita superação de todo o mundo, segunda feira, dia 15, teremos a chama olímpica acesa novamente. A cerimonia, como dita a tradição acontece em Olimpia na Grécia, e começará o seu percurso até Paris.
Serão 68 etapas, começando na Grécia, onde terá um percurso de 10 dias. No dia 25 de abril, a chama desembarca no porto de Marseille, chegando assim ao território francês, e percorrerá por 60 dias os locais históricos e turísticos, fazendo assim que os franceses possam de alguma maneira participar deste, que na minha opinião é o evento mais emblemático dos jogos olímpicos.
Posso dizer a vocês que é uma das maiores emoções de minha vida profissional ter conduzido as tochas de Londres 2012 e Rio 2016.
Paris 2024 fez um processo de seleção para a escolha daqueles que terão a honra de conduzir a tocha, extremamente criterioso, levando em consideração, principalmente, as questões relativas à inclusão e diversidade.
Serão 11.000 condutores até chegar as mãos daquele que terá a maior honraria do relay, e acenderá a pira olímpica, na cerimônia de abertura. Aliás, o nome desta pessoa é mantido em segredo até o momento que se revela, na última aparição da tocha acesa.
Para estes que tiveram a oportunidade de participar do tour, fica sempre na memória que, ele ajudou a trazer a chama, desde Olimpia até Paris.
Eu, como admirador do esporte olímpico, espero que não exista qualquer problema em relação ao torch relay francês. É uma enorme responsabilidade a sua organização e planejamento.
Qualquer tipo de evento na verdade, é um conjunto de riscos, que nós empilhamos, e tratamos de não deixar cair nenhum. Digo isso, pois em minha vida profissional já fui responsável por uma infinidade deles, dos mais variados tipos e tamanhos. Todos dão muito trabalho e só uma alegria, no momento em que se encerra com tudo saindo corretamente.
Estou dizendo isso, em relação àqueles que acontecem em grandes hotéis, resorts, teatros. Agora, só por um momento, imaginem que este, e é verdadeiro, se desloca, todos os dias.
A formação de um time para dar suporte ao tour da tocha olímpica, é uma tarefa extremamente complexa. Normalmente ele se inicia as 8 da manhã e vai até 18 horas. Assim, numa conta besta, que até eu sei fazer, teremos 11.000 pessoas correndo por toda a França, por 10 horas diariamente, pouquíssimos intervalos são previstos, com a missão de envolver o público que está nas ruas, naquele evento altamente simbólico e cheio de significados.
No mínimo 3 times diferentes, com reservas para se houver algum problema. Supondo que essa turma do bastidor vai sair de casa com 2 dias de antecedência, e que a movimentação maior será em terras francesas, estas pessoas ficam longe de suas casas por cerca de 70 dias. E na estrada. Muitas vezes em locais lindos, maravilhosos de muito pouca estrutura.
Mas meus amigos, na França sempre teremos um belo queijo para saborear e um bom vinho acompanhando. Se você deseja acompanhar todos os momentos do tour da tocha olímpica, já está no ar um app que vai te dar a exata posição da tocha e depois tudo que vai acontecer nos jogos. Aproveitem, baixem o aplicativo para acompanhar todos os movimentos da tocha e todas as competições dos Jogos de 2024.