A Inteligência Artificial, que segue em uma evolução contínua, além da relevância crescente de recursos como conversas automatizadas, personalização de conteúdo e branding são apontadas como tendências dominantes no marketing digital para 2024, de acordo com a RD Station.
A empresa destaca a importância de acompanhar as mudanças e inovações no mercado. Bernardo Brandão, CMO da RD Station, enfatiza a necessidade de as equipes de marketing se concentrarem na automação de tarefas repetitivas para enfrentar os desafios relacionados à IA generativa, proporcionando maior produtividade e insights sobre o comportamento dos clientes.
10 tendências para o marketing digital em 2024
Inteligência Artificial
A I.A. permanecerá liderando o crescimento tecnológico, impactando a produtividade e sendo identificada por 73% dos especialistas como uma forte tendência.
Canais de mensagem direta
Com o Marketing Conversacional, plataformas como as da Meta registram 600 milhões de chats diários, o que reforça a importância do conteúdo personalizado via mensagem direta, principalmente no WhatsApp.
Criação de comunidades
Desde grupos no WhatsApp até hashtags no TikTok, a criação de comunidades serve como um instrumento para empresas se aproximarem do público, aproveitando plataformas como o TikTok, já a quinta mais acessada no Brasil.
Branding em foco
A estratégia de construção de marcas torna-se cada vez mais relevante para gerar diferenciação no mercado e entre o público, especialmente diante da complexidade dos canais de mídia.
Collabs e ecossistema de parcerias
A união entre marcas, empresas e criadores de conteúdo é usada para impulsionar visibilidade, vendas, inovação e aprendizado com novos parceiros, criando verdadeiros ecossistemas.
Hipersegmentação e personalização
Cerca de 69% das empresas globais estão ampliando investimentos em personalização, usando a IA para entregar experiências sob medida e aumentar a probabilidade de conversão.
Narrativa original e descontraída
Narrativas de marca mais leves e originais seguem em alta, com o humor na publicidade marcando tendência para 2024.
Inteligência de dados
Mesmo com as dificuldades enfrentadas por 53% dos profissionais na análise de dados, a disponibilidade crescente de ferramentas facilitará a extração de insights, otimizando resultados.
Influência no mundo real
A autenticidade se torna essencial, com experiências reais compartilhadas pelos clientes ganhando destaque.
Uso de dados First-Party
Com o fim dos cookies de terceiros, a utilização de dados primários recolhidos diretamente dos clientes ganha importância, proporcionando mais segurança ao público e maior precisão na segmentação da audiência.
Foto: Depositphotos