Luiz Fernando Coelho

26 de julho, e a Pira Olímpica estará acesa

Sabendo da enorme relevância que os Jogos Olímpicos exercem no mundo inteiro, por que quase não estamos ouvindo falar sobre?

26 de julho, e a Pira Olímpica estará acesa

Faltam menos de 120 dias para a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris. Hoje, fiquei passeando pelas redes, pelos veículos de comunicação off-line, pelos meus e-mails, e não encontrei quase nada se referindo ao maior evento do mundo.

Fico imaginando o que os patrocinadores estão aguardando para fazerem uso de seus
direitos em relação aos Jogos. Certamente, patrocinar, apoiar, ou estar ligado a este evento é um esforço muito grande para qualquer empresa, de qualquer porte, em qualquer lugar do mundo.

E um dos maiores enganos que quem se aventurou a embarcar nesta jornada pode
fazer, é achar que os Jogos só começam quando a chama olímpica termina seu tour e
acende a pira olímpica
, e as competições se iniciam.

Mais do que qualquer outro evento, este para que se rentabilize, precisa de ser usado
em todo o seu potencial, e principalmente no período que o antecede. É claro que não dá para se ter conhecimento do que as empresas estão fazendo internamente, em seu endomarketing. Entretanto, ouso dizer que exceto a VISA e seus cartões emitidos por diversos bancos, e algumas outras, principalmente em território francês, não consigo perceber este envolvimento.

É preciso entender que durante o games time, a concorrência se torna astronômica,
pois todos os outros patrocinadores estarão no ar enviando mensagens, o que ajuda a
empastelar a lembrança de marca, e acaba saindo vitoriosa aquela marca que já
investe a mais tempo, ou mesmo o maior poder de fogo que um patrocinador tem em
relação a outro.

Muitas vezes encontro grandes empresas que investiram uma boa parte de seu budget
na compra destes direitos, sem deixar uma reserva para tornar público, interna e
externamente o seu esforço em estar lado a lado com os maiores atletas do mundo.

Existem controvérsias enormes em relação ao recurso a ser empregado. Mas se houver
um planejamento profundo para fazer frente as inúmeras oportunidades que podem
ser criadas, e eu disse podem ser criadas, e não as que estão a venda, principalmente
quando se trata do público interno; e o melhor é que isso já está no preço muitas
vezes.

Qualquer instituição tem ou em seu propósito, ou em sua visão, os valores Olímpicos.
Aproveitem. Mais do que nunca estamos precisando falar de propósitos, missão,
atitude, protagonismo.

Bem sei que existe uma regra muito rígida em relação a marcas, símbolos,
denominações, mas sempre existe uma forma, dentro daquilo que se pensou, de
comunicar a participação da empresa, neste que é o um evento espetacular, gerando
resultados importantes para as marcas.

Não deixem de usar, estes assets.

Isto será benéfico para sua empresa e quem sabe não vai ajudar a um atleta, até aqui
desconhecido, a contar sua história. E para todos nós conhecermos as histórias de
resiliência e superação, que podem inspirar pessoas em seu dia a dia.

Eu sou um apaixonado pelas Olimpíadas, posso dizer que esta chance está, em suas
mãos. Verifique quem são os atletas que possam, em seu esporte ter correlação com
sua atividade empresarial. Faça uma proposta, sempre existem ideias interessantes,
aguardando para serem usadas. Seja o primeiro.

Durante os Jogos, divirta-se, tenha pins em seu bolso para trocar com outros
patrocinadores e entidades, ou simplesmente os oferecer a alguém, e aproveite.

Conheça gente do mundo inteiro.

Esta é a razão de ser maior desta confraternização mundial.

E só acontecerá outra, de verão, daqui a 4 anos.