Hoje vou falar do conceito da motivação e da sua importância estratégica na associação com o Turismo, inclusive o Corporativo.
Para que isso se torne de fato uma realidade, o Trade e os destinos têm uma longa caminhada para se adequarem às demandas globais que o Turismo demanda e apresenta.
Ja-estamos convivendo com a Inovação Tecnológica no turismo, na criação de ações e destinos customizados, através de experiências únicas, vivências, com eventos e portais recriando historias, e atividades lúdicas.
Na verdade é um turismo experimental, apoiado na realidade virtual, no metaverso, através de ações interativas que estimulam os participantes a encarar desafios, superarem e vencerem seus limites, com experiências e vivencias online.
Na prática alguns destes conceitos são utilizados do Mkt de Incentivo, porem, o queremos ressaltar é o papel interativo dessas experiências vivenciais no suporte de pequenas ações ou grandes projetos.
Tomemos como exemplo as viagens corporativas, base das grandes mudanças que o mercado de corporativo espera nos seus eventos e treinamento.
Ainda que limitadas no momento atual, o Turismo Corporativo se adéqua à necessidade dos clientes, principalmente, às suas demandas institucionais, focadas no desenvolvimento conceitual dos seus participantes nos negócios, no laser e na educação, sem restrições e independendo de qualquer época do ano,
Uma nova inovação conceitual que precisa ser adequada e valorizada, ressaltando a importância do que ela representa para o mercado corporativo nas Viagens Corporativas, Eventos, Congressos, Viagens de Incentivos, e Experiencias Vivenciais.
Mais que comunicar, o objetivo é divulgar junto ao mercado corporativo e de incentivo um serviço de informação permanente, um apoio à demanda, na segmentação do seu público-alvo, trazendo informações constantes na informação de destinos, localização geográfica, clima, particularidades culturais, proporcionando na sua diversificação, entretenimento seletivo e customizado, um pacote de atividades e diferenciais representativos para o mercado.
Mudanças estão acontecendo, para alguns são encaradas como renovação, para outros o mundo mudou e nada mais vai ser igual. Dentro desta realidade é preciso entender qual será o papel do turismo corporativo neste novo cenário, aliás, para surpresa de alguns céticos, os Eventos Online tem surpreendido com inovações praticadas e com resultados surpreendentes.
Antes de traçar estratégias e fazer previsões acredito que uma das principais ações é avaliar a demanda do mercado, a economia e, principalmente, comportamento das empresas e participantes, premissas que devem ser seguidas de uma mudança comportamental, onde empresas destinos e participantes terão que se reinventar. Aqui ressalto o Turismo de Eventos um dos principais agentes de mudança.
Como? Em primeiro lugar ressalto dois pontos.
Ponto um; Considerando o espaço e a segmentação do público, podemos administrar com segurança a gestão de protocolos
Ponto dois; Oferecer uma experiência original, acima de tudo, uma experiência cultural, midiática, ressaltando o seu foco na originalidade e no destino.
Uma responsabilidade que deve ser compartilhada pela hotelaria e transportes, terrestres e aéreos.
Dentro desta realidade e dando continuidade à nossa tese, considero os eventos e congressos, como uma das principais atividades a serem recuperadas na atividade do turismo corporativo, trazendo a reboque atividades culturais, comprometidas com o sucesso do destino, otimizando em paralelo uma série de atividades.
O mais importante neste primeiro passo é a segmentação e perfil do publico participante, a originalidade do destino turístico, para oferecer uma experiência única, uma experiência cultural apoiada na tecnologia criativa.
Estas ações pelo seu formato restrito em número de participantes podem ser a base do retorno às demandas turísticas, tudo através da criação de um Portal do Turismo.
Mais que uma relação cognitiva as experiências vivenciais além de ação estratégica coletiva, propiciam aos participantes uma relação de parceria e colaboração difícil de ser conseguida de outro modo a não ser fazendo, resgatando o envolvimento emocional, na imaginação e no estimulo dos sentidos, com ações e destinos customizados num mundo midiático, um mundo de comunicação sensorial.
Neste sentido, não podemos esquecer a responsabilidade dos destinos, equipamentos e associações culturais, comprometidas com o sucesso do destino. Entendendo e capacitando a mão de obra local, ensinando que o turista não é somente alguém veio para se divertir e vai embora, ele é um gerador de resultados econômicos, um transformador, na divulgação do destino na sua relação cognitiva. Paralelamente ao destino não podemos esquecer as Vivencias Corporativas.
Ações estratégicas que utilizando uma roupagem motivacional numa atividade lúdica têm como objetivo resgatar e valorizar comportamentos, lideranças, através de treinamentos, experiências e Jogos corporativos, sempre associados às atividades dos participantes.
As atividades são realizadas com grupos limitados, adequados às ações especificas na sua representatividade cultural e turística.
Os destinos são escolhidos de acordo com as atividades escolhidas
As vivências valorizam o autoconhecimento, a criatividade, o trabalho em equipe, a administração de conflitos, quebra de paradigmas e integração.
Estas experiências outdoor podem ser aplicadas em todos os níveis hierárquicos das empresas.
Mais que uma relação cognitiva as vivências empresariais além de ação estratégica coletiva, propiciam aos participantes uma relação de parceria e colaboração difícil de ser conseguida de outro modo a não ser fazendo
As vivências valorizam o autoconhecimento, a criatividade, o trabalho em equipe, a administração de conflitos, quebra de paradigmas e integração.
Obrigado
Edmundo Monteiro de Almeida