Uma das maiores ameaças que um patrocinador identifica ao planejar adquirir direitos de grandes eventos, é o tal marketing de emboscada. Todos têm verdadeiro pavor disso, e ao contratar o patrocínio, é muito comum ter este assunto na mesa de negociação entre as partes.
Nos Jogos Olímpicos, este é um tema em que se dá enorme importância e atenção. E realmente o Comitê Olímpico Internacional, por meio de seus prepostos, como principalmente o Comitê Organizador Local, fica muito alerta a estas questões.
Em minha experiência com este assunto, digo a vocês que, nenhum sistema consegue resolver esta questão em 100% dos casos. Além disso, não há como impedir empresas concorrentes, de fazerem suas ativações e ações de vendas de seus produtos.
Fiquem certos de que os casos mais graves em relação a este ponto, ambush marketing, e os mais visíveis principalmente, serão tratados. Os micros casos, são impossíveis de serem atacados.
Esta foto é do momento em que conduzia a tocha, no Tour das Olimpíadas de Londres, na Escócia, cidade de Kilmarnock, e no percurso, como podem ver, existia um caminhão de um concorrente local, da patrocinadora mundial Coca-Cola, estacionado.
Claro que esta situação os organizadores e produtores do evento não conseguem nem perceber. A ação de emboscada é extremamente pequena, local e que convenhamos, não afetará em nada a patrocinadora.
Tudo isso para embasar o conceito que quero compartilhar com vocês.
Se você representa um patrocinador, desenvolva o seu planejamento, de forma que as ativações estejam muito bem orquestradas com o posicionamento que a marca irá assumir, no on e no offline. Quanto mais em linha forem estas ações, mais difícil será uma ação de marketing de emboscada atingir você.
Faça seu trabalho, sua lição de casa da forma o mais competente possível.
As empresas que conseguem desenvolver seus planejamentos com habilidade, persistência, criatividade e pertinência, pouco vão dar importância a emboscadas que representarão muito pouco, ou quase nada, no seu desempenho como patrocinador.
Patrocinadores, sejam competentes. Não comprem um patrocínio, se não tem orçamento para ativar este patrocínio.
É jogar dinheiro fora.
Por isso minha recomendação é quando planejar, faça incluindo tudo que será feito, desde a mais simples atividade até a mais complexa.
Você se preservará de problemas futuros, e melhor ainda, evitará um enorme desgaste, à sua organização.
No próximo artigo vou apresentar a vocês, uma ação de simples recepção de convidados, que quase se tornou um engano para a segurança, no aeroporto de Beijing, China, Jogos de 2008.