Especial Semana da Mulher

"Nossa escolha de territórios de marca é guiada por onde podemos gerar um impacto real", diz Ana Verroni

CMO da 99 conversou com o Promoview sobre transição de carreira, cases de sucesso, liderança feminina e live marketing

Após solidificar a sua carreira na área de bens de consumo, Ana Verroni, CMO da 99, migrou para o setor de tecnologia e mobilidade. Hoje, a profissional ajuda a marca a se conectar de forma autêntica com os consumidores e impulsionar mudanças reais por meio dessa relação.

Suas vivências em diferentes campos trouxeram um novo olhar para a maneira de encarar os desafios que o dinamismo proporciona, desvendar percepções e entender o impacto de ações no comportamento do público.

Nesta entrevista especial para o Promoview voltada para o Dia das Mulheres, Ana Verroni compartilha um pouco mais sobre a sua trajetória, campanhas de carnaval, liderança feminina e a importância do live marketing para a 99.

Ana Verroni 99
Foto: Divulgação

Você tem uma trajetória sólida em bens de consumo e, mais recentemente, em tecnologia e mobilidade na 99. Existe um momento que considere o mais desafiador? O que motivou a transição?

Ana Verroni: minha trajetória em bens de consumo, especialmente na Johnson & Johnson, me proporcionou uma base sólida em estratégia e planejamento de marca e portfólio, além da visão do consumidor e construção de marca no longo prazo. No entanto, a transição para tecnologia e mobilidade na 99 representou um dos desafios mais instigantes da minha carreira, já que o dinamismo é presente e as coisas acontecem com muita rapidez. 

Sempre tive interesse em trabalhar numa indústria onde eu pudesse desvendar as percepções das pessoas e entender com profundidade como isso influencia no real comportamento. 

Ana Verroni, CMO da 99

Além disso, o setor é vivo, onde inovação e impacto social caminham juntos. A 99 como empresa e marca me conquistou pelo seu papel essencial na mobilidade urbana do Brasil, promovendo inclusão, sustentabilidade e acessibilidade. Fazer parte desse ecossistema, ajudando a marca a se conectar de forma autêntica com os brasileiros e impulsionando mudanças reais na mobilidade, foi um desafio que abracei com entusiasmo.

A sua expertise inclui diversas skills. Poderia citar um case de sucesso ou entrega marcante na sua trajetória?

Ana Verroni: um case de sucesso que exemplifica bem minha atuação em planejamento, inovação e comunicação é a campanha “De rua a gente entende”, desenvolvida para conectar a 99 com os brasileiros em todos os momentos, principalmente em situações culturais icônicos do Brasil.

Com essa iniciativa, a 99 reforçou seu posicionamento como uma marca genuinamente brasileira, que entende seus públicos e as particularidades de cada região do país. Iniciamos a ação em 2024, com as ativações e surpresas. No Rio, Lexa chegou ao seu bloco de 99Moto, surpreendendo os foliões. Em Salvador, a Banda Eva fez um pocket show exclusivo para os foliões, conectando a marca diretamente com a energia e a cultura do carnaval baiano

Este ano, a campanha evoluiu e marcou presença nos três maiores Carnavais de rua do Brasil, promovendo encontros entre foliões e grandes artistas, como Pabllo Vittar, Juliette, João Gomes, e fechamos com chave de ouro com uma parceria da 99 com a prefeitura de Salvador, trazendo Ivete Sangalo para celebrar o recorde mundial de maior Carnaval de Trio elétrico. A estratégia foi construída de forma integrada, conectando a marca com os hábitos e necessidades dos brasileiros durante a folia. 

No digital, a parceria com o app Blocos de Rua permitiu acesso rápido e prático ao serviço da 99. Nas ruas, a campanha ampliou os pontos de contato com a marca, utilizando blimps, faixas e mobiliário urbano temático para criar experiências imersivas que ajudavam o folião a se localizar. Também foram firmadas parcerias estratégicas, como os convênios com a Rede Mulher e a Cabine Lilás da Polícia Militar.

Para além do carnaval, a ação também esteve presente no Fortal, em 2024, um dos maiores carnavais fora de época do país. Neste evento, a 99 levou experiências interativas e ampliou sua conexão com os participantes, garantindo que a mobilidade estivesse presente em momentos inesquecíveis.

Ao unir tecnologia, mobilidade acessível e respeito à cultura local, a marca mostrou que, quando o assunto é rua, realmente entendemos o nosso território.

Como você enxerga o papel da liderança feminina na construção de marcas mais inovadoras conectadas com o público, como a 99?

Ana Verroni: a pluralidade da liderança, incluindo a feminina, amplia as perspectivas e capacidade que nós temos de entender e criar soluções para diferentes perfis de consumidores, sejam produtos ou temas. 

Além disso, um dos pilares para nós aqui na área de marketing da 99, é sempre buscar iniciativas que transbordem a marca, com o objetivo de refletir em diferentes nuances do nosso público, seja numa escolha de casting ou em algum território específico em que atuamos.

Como empresa, buscamos sempre soluções mais inclusivas e autênticas e o reflexo que essas ações têm como marca também refletem nesse viés. Temos várias iniciativas internas que buscam apoiar, desenvolver e empoderar as mulheres em sua jornada de liderança. A empresa ainda desenvolve constantemente políticas de igualdade salarial, oportunidades de transição de carreira internamente, programas de conscientização e treinamentos para todos os funcionários.

Ter mulheres em posições de liderança fortalece essa visão e nos permite construir uma marca que não apenas acompanha as transformações do mercado, mas também as impulsiona, oferecendo serviços mais humanos, acessíveis e sustentáveis.

Ana Verroni, CMO da 99

A 99 dobrou os investimentos em patrocínios de Carnaval. Para a marca, qual a importância do live marketing e do contato presencial com os consumidores?

Ana Verroni: o live marketing e o contato presencial são fundamentais para fortalecer a conexão emocional entre a marca e os consumidores; principalmente no nosso caso que somos um serviço e o contato do usuário passa por uma entrega que são os motoristas/ motociclistas parceiros. Momentos como o Carnaval são chaves para estreitar essa relação direta e participar da celebração, diversidade e cultura tão importante para nós brasileiros.

Este ano, dobramos nosso investimento em patrocínios e ampliamos nossa presença para os três maiores carnavais de rua do país: Rio de Janeiro, Salvador e, agora, nossa chegada a São Paulo. Com isso, reforçamos nosso compromisso e conexão do negócio em oferecer soluções de mobilidade que facilitem o dia a dia dos brasileiros, mas principalmente, construímos e alavancamos o awareness e conexão com a marca ao longo de todas as ações nas três capitais foco. 

Como a 99 escolhe os territórios de marca para se associar e criar experiências relevantes?

Ana Verroni: a 99 é uma marca brasileira e, por isso, entende as particularidades de cada região do país, o que nos permite criar conexões autênticas com diferentes públicos. Nossa escolha de territórios de marca é guiada por onde podemos gerar impacto real, seja facilitando a mobilidade, promovendo cultura ou apoiando iniciativas sustentáveis.