A comunicação é a base do relacionamento, um processo que representa um dos fenômenos mais importantes da espécie humana.
Compreendê-la é fundamental, e isso implica voltar no tempo, nas origens da fala, na vida social, na comunicação social e empresarial.
A chave da comunicação está no processo, no trabalho e na base do relacionamento, e isso pressupõe um intercâmbio entre os homens a fim de que seja possível a transmissão, de experiências, conhecimentos e apelos de um para o outro.
Resgatando o termo na sua etimologia, a palavra comunicação deriva do latim “communicare” que..significa dividir com alguém um processo ou movimento de informações, orais, visuais, sonoras, e sinaleticas transmitidas em códigos entre um emissor e um receptor, que interpreta a mensagem.
Primitivamente os sinais de fumaça foram os primeiros a serem utilizados pelo homem a fim de vencer a distância.
Na História da Comunicação ou numa releitura do processo de comunicação, podemos considerar os marcos conceituais que são a base do relacionamento social
“Não por acaso, conforme nos adverte Peltzer (1991, p. 98), muito antes de qualquer escrita, os povos que habitavam as grutas de Altamira comunicavam-se com seus semelhantes através de pinturas rupestres”.
Hoje podemos dizer que continuam a comunicar-se, através de pinturas e desenhos preservados que representam a historia dos nossos antepassados.
No presente, na globalização, a comunicação, que devia procurar a transparência, a interação, o dialogo, sofre com ódio com a desconfiança, através de uma comunicação perversa, polemizada politicamente, uma comunicação apoiada em falsos critérios, que procura destruir conceitos, identidades, na vida empresarial e pessoal
Aqui ressaltamos a importância da comunicação interna e externa, construindo relacionamentos produtivos e transparentes, integrando e gerenciando crises, eventos e feiras.
Com a internet e a comunicação apoiada na tecnologia surgem novas formas de comunicação, uma evolução dinâmica para pessoas e organizações
Neste sentido não podemos deixar de ressaltar as redes sociais, algumas vezes politicamente incorretas, ainda assim, descontando os excessos, as redes são importantes no processo democrático da informação, integrando tecnologia e pessoas.
É um desafio diário e inquestionável, transformando raiva em interação, em comprometimento, valorizando a liberdade da comunicação no combate ao cerceamento, à limitação da livre expressão das emoções, de forma saudável e democrática.
Neste cenário, convivendo com a fragmentação e dualidade da informação, devemos cada vez mais defender a comunicação, na sua construção de imagem e reputação.
Neste sentido o principal desafio é inovar, reinventar, quebrar paradigmas, nas interferências das redes sociais, valorizando a comunicação interna como chave nas suas estratégias, através do dialogo, do posicionamento, da coerência, sempre valorizando a integração e a transparência como regra, sem exceções, reconhecendo a importância da integração, das relações publicas com o marketing, priorizando o enfrentamento com energia, com metas, sempre embasadas numa estrutura clara de medições e resultados, que demonstrem os benefícios da informação.
Kotler afirma que as necessidades das pessoas nunca devem ser negligenciadas, através de informações e isso determina a comunicação empresarial através de informações concretas sobre o mercado.
Na verdade estamos vivendo ao sabor do improviso, da vaidade e do envolvimento político, na tentativa e erro, na falta de confiança, na falta de motivação.
Mais que uma intenção, mudar é a palavra de ordem, transformando ódio em parcerias, em propósitos, desenvolvendo consciência social e oportunidades.