Como diz aquele famoso jargão, a propaganda é mesmo a alma do negócio. Ciente disso, as empresas procuram sempre uma forma de inovar e fazer com que os seus produtos sejam notados em diversos tipos de canais, tanto on-line como off-line.
Uma estratégia muito utilizada e que às vezes até passa despercebida – mas que acaba ficando em nosso inconsciente – é a publicidade inserida em filmes. São dezenas de exemplos de longas que fazem parcerias com algumas marcas.
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Pensando nisso, o Promoview separou uma lista com cinco exemplos de merchandising em filmes de sucesso. Confira abaixo:
Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015)
O mundo de Jurassic World não é apenas dominado por dinossauros assustadores, mas também por diversos aparatos eletrônicos, e, coincidentemente ou não, muitos dos produtos que aparecem no longa são da mesma marca: a Samsung.
Um dos diversos exemplos pode ser visto até no trailer da obra, que mostra rapidamente dois aparelhos patrocinados pela empresa sul-coreana.
.007 – Cassino Royale (2006)
James Bond vai muito mais além do que apenas um personagem de um agente secreto. Ele também é fã das aventuras no universo dos cassinos, ama tomar um Martini, dirige diversos carros de luxo e usa os melhores acessórios da moda.
E o mercado publicitário sabe muito bem disso, já que em praticamente todo filme da franquia é possível encontrar diversas cenas com merchandising.
Investir em propagandas em qualquer obra protagonizada pelo espião se tornou uma grande oportunidade de divulgação para inúmeras marcas.
Inclusive, algumas delas ficaram marcadas por um tom um tanto quanto exagerado, saindo daquele esquema padrão quase oculto em segundo plano. Um exemplo clássico pode ser encontrado em 007 – Cassino Royale.
Na trama, Daniel Craig faz sua estreia como James Bond e também como garoto-propaganda. Em determinada cena, a agente Vesper pergunta a Bond se o relógio dele era da marca Rolex, e, sem papas na língua, ele responde: “Omega”.
John-Wick 3: Parabellum (2019)
Depois de alguns anos na sombra do imenso sucesso com Matrix, Keanu Reeves voltou com tudo para os cinemas no personagem de John Wick, um dos maiores assassinos das telonas. Para se ter uma ideia, no terceiro filme da franquia, o personagem e seus companheiros fizeram impressionantes 164 vítimas.
O longa, que é repleto de cenas sangrentas com muitas lutas e tiroteio também encontrou espaço para fazer propaganda de uma famosa marca de refrigerante.
Bem no final do filme, quando John Wick só não fez chover, ele milagrosamente sobrevive e é levado praticamente desmaiado ao Rei de Bowery. O chefão, interpretado por Laurence Fishburne, aparece sentado em uma cadeira tomando uma refrescante Fanta sabor laranja.
Náufrago (2000)
Náufrago é um dos maiores cases de sucesso quando o assunto é publicidade disfarçada no cinema. O filme traz alguns exemplos clássicos de posicionamento de produto, ou product placement, quando a marca é inserida realmente de forma natural no entretenimento.
No longa, Tom Hanks vive o papel de Chuck Noland, personagem que trabalha como engenheiro de sistemas da empresa de remessa expressa de correspondência FedEx. Graças a esse fato, o logo da marca aparece incontáveis vezes na obra.
E como esquecer de Wilson? A bola de vôlei da empresa se tornou uma personagem importante, fazendo companhia para Chuck durante o seu período de isolamento na ilha devido a uma queda de avião.
O mais icônico de tudo é que nenhuma das duas empresas pagaram um centavo sequer para aparecerem nas telonas. Elas apenas autorizaram que suas marcas fossem utilizadas no longa e ganharam uma exposição que está enraizada até hoje na memória dos telespectadores.
Blade Runner
A Johnnie Walker, que mostrou que o gigante acordou em Copacabana, também deixou bem claro que o seu negócio pode brilhar no cinema internacional.
A marca escocesa de uísque escolheu a franquia Blade Runner para fazer publicidade e ainda inovou fora das telonas.
Além de apresentar o produto em cenas tanto do primeiro como do segundo longa, a marca também aproveitou a oportunidade para lançar uma edição limitada de um “Uísque do futuro”, explorando, assim, a parceria com Blade Runner 2049.