Insights do Mercado

Como fazer o brainstorming não ser uma conversa de bar

O toró de ideias ou o simples ato de trocar figurinha é, na verdade, uma técnica que avalia e seleciona soluções

Alguns podem ler esse título e achar que estou querendo acabar com a criatividade das pessoas, afinal grandes ideias e empresas nasceram de conversas de bar. Mas essa euforia se justifica com a gênese de um projeto, que é o momento mais caótico, desordenado e que algo realmente ainda está se formando. Outra coisa é quando o projeto já existe, o problema já foi desenhado e tem uma carinha de demanda. 

Nesse caso o brainstorming precisa ser organizado para que algo resulte dele, o famoso residual ou outcome. E muita gente não sabe por onde começar nesse momento, então acabo encontrando pessoas – muitas vezes da mesma área – sentadas em volta de uma mesa, conversando, com copos de café e pão de queijo. Sem uma ferramenta de apoio, agenda lógica ou mediador. 

Quando implementei os workshops de design thinking em agências e também na casa das Marcas, tive um retorno muito positivo que se tornou uma recorrência e hoje muitos desses lugares se apropriaram dessas mecânicas e implementam sozinhas – o que é incrível.

Vou trazer dois exemplos (breves) para ilustrar essas experiências:

Em 2022 desenvolvi um workshop exclusivo para a Meta, com foco no maior evento institucional deles, o Meta Summit, que acontece globalmente. A maior dor era conseguir sentar tantas pessoas – numa mescla online e presencial – e tantos produtos diferentes, para chegar a conclusões estratégicas que tornariam o briefing o mais definitivo possível e a entrega do evento a mais dentro da expectativa.

Foi um dia inteiro de mediação dessa conversa, com uma dinâmica que envolvia muitos post-its, miro, perguntas estratégicas e também direcionadas para cada área, e que no fim passavam por uma votação (método dotmocracy). Com isso, entregamos um deck com as principais ideias já organizadas por tempos&movimentos, envolvidos e previsão de esforço para executar. O que tornou o evento um sucesso e me rendeu mais algumas idas à sede da Meta.

Método Dotmocracy

Já em 2023, dentro de uma agência de trade marketing, organizei um workshop de brainstorming para um projeto da Natura, com o objetivo de tangibilizar o posicionamento de sustentabilidade da Marca, envolvendo os times internos de criação, planejamento, produção e também comercial, para levantar ideias que no final eram divididas em Realistas, Idealistas e Críticas (método Disney) dentro da jornada do shopper no pdv.

Método Walt Disney

Depois de construir uma boa bagagem com essas experiências, matutei sobre uma metodologia proprietária, que aplico através da minha agência, a Mapoteca®, em agências e Marcas.

Chamada de Contraste®, ela parte da necessidade do mercado de uma escuta mais ativa e de pesquisas em metodologias de sucesso já existentes (como Lego, IDEO, The Ugly Lab…), conectando intersecções entre elas, para mostrar que as áreas de Audiovisual, Curadoria, Design, Marketing, Tecnologia, Copywriting, Trade e Soft Skills podem ter problemas que estão conectados.

Costumo dizer que é como se você visitasse um clínico geral por conta de uma enxaqueca muito forte, e por meio desse exame, o médico descobrisse que isso está associado a um problema muscular crônico na sua lombar. E com isso te indicasse um especialista no assunto. Essa é a entrega que esperamos com o método.

E é assim que funciona:

Alguns meses atrás, aplicamos nossa metodologia em uma demanda de planejamento anual. O diretor de trade marketing convidou pessoas do seu time para participar, mesmo que o convite fosse para mais áreas. Trouxemos no início a ferramenta Cone do futuro, de Joseph Voros, para exercitar o time, e logo entramos em questões que envolviam desde relações internas até análises sobre os produtos.

E o que encontramos foram questões de gente e cultura (pessoas querendo empreender, vontade de aprender novas ferramentas, necessidade de integração do time através de viagens, etc) até questões de brand experience (a não presença da Marca em grandes eventos), entre outros gaps, que finalmente apareceram. 

O Contraste® é um método capaz de identificar questões ocultas ou que a princípio não parecem estar relacionadas, para que posteriormente sejam discutidas as suas soluções e os especialistas sejam contratados para resolvê-las. Somos um passo inicial, um clínico geral, pronto para atendê-los. 

Para conhecer mais da Mapoteca® e o método Contraste®, fale com a gente pelo [email protected]

Até a próxima, 

Julia