2020-tem sido o ano em que, mais do que nunca, pudemos comprovar o poder do mundo digital em nossas vidas.
Forçadamente, desde março, o brasileiro se viu obrigado a mergulhar, definitivamente, no ambiente on-line para conseguir dar prosseguimento em tarefas simples de seu dia a dia.
Ir ao supermercado repor os suprimentos do mês, comprar roupas ou calçados para si mesmo ou para presentear alguém, pedir comida por delivery, trabalhar do sofá da sala de casa… enfim, tudo mudou e agora atuamos 98% de nosso tempo de maneira digital.
Nesse novo cenário, se desenha também um desafio para os empreendedores e empresários de todos os segmentos: Como conquistar a atenção do consumidor?
Mais-do que isso, como fazer com que esse consumidor se torne, não apenas um cliente, mas sim um defensor de sua marca, um verdadeiro embaixador?
Não existe, infelizmente, uma fórmula mágica para responder essa questão. Mas existem algumas dicas que podem ajudar a construir uma boa relação com seus clientes. Confiro algumas:
– Transparência: Vivemos a Era em que todos têm voz e desejam ser ouvidos. Portanto, abra sempre espaço em sua empresa para que seu consumidor possa entender a fundo seus negócios e entender o quanto os valores de sua empresa são baseados em uma troca sincera e transparente;
– Experiência: Ouvir o que o cliente necessita, e, sempre que possível, oferecer um produto ou serviço customizado, faz a diferença. Isso porque o cliente atual não quer mais ser tratado apenas como um número. Ele deseja ter uma verdadeira experiência, uma identificação com a marca que consome. Quanto mais personalizado, melhor será;
– Propósito: Como comentado acima, é importante deixar claro quais são os propósitos da sua marca. Quais causas vocês defendem e por quê. Tudo isso gerará uma identificação imediata com alguns grupos, o que poderá ser muito benéfico para seus negócios, lembrando sempre que é preciso que seja genuíno.
Com esses três pilares, acredito que já será possível começar a escrever uma boa história com seu público final.