As festas de final de ano estão chegando e as compras têm crescido. O consumidor latino está mais consciente a cada ano em relação aos cuidados com o meio ambiente, alcançando 16% da população e um gasto de US$ 12 bilhões, conforme a segunda edição do estudo Who Cares, Who Does? América Latina 2021, feita pela Kantar, líder mundial em dados, insights e consultoria.
Os hábitos de consumo e as escolhas sobre o que levar para casa com certeza serão afetadas nessas próximas festas.
Com a análise dos hábitos de compra desses consumidores, grande parte deles (63%) afirma tentar adquirir produtos com embalagem eco-friendly. Os resíduos plásticos são uma preocupação ambiental que cresce cada vez mais na região, principalmente para a Costa Rica, onde o assunto é lembrado por 10% da população, seguida de Chile, Colômbia e Peru, com 9%.
A pesquisa mostrou que 55% dos consumidores latinos escolheram as sacolas de plástico como a principal inimiga do meio ambiente, enquanto as embalagens de papelão são as menos agressivas ao entorno (5%).
Trabalhar de maneira clara sobre o processo de reciclagem pode auxiliar na percepção de sustentabilidade de uma empresa e ganhar confiança.
No estudo os consumidores revelaram grande influência das ações das empresas em suas escolhas. 64% afirmaram ter parado de comprar produtos e/ou serviços por causa de seu impacto negativo ao ambiente e 68% mudaram para outros de impacto positivo.
Marcas de bens de consumo massivo (FMCG) que matém um bom relacionamento com EcoActives (nome dado pela Kantar ao perfil mais comprometido com consumo sustentável) são as que progrediram de maneira mais eficiente nos últimos anos. No Brasil, essas marcas cresceram 51% em 2021 em comparação com 2020.
Os EcoActives alcançarão 43% da população latina em 10 anos. Além disso, percebe-se que o consumo consciente chegou para ficar, as empresas que fizerem um bom trabalho vão ser recompensadas pelos clientes.
Entre as 10 marcas mais lembradas pelos latinos por causa de sua responsabilidade ambiental no estudo, se destacam três brasileiras: Natura, O Boticário e Ypê. A lista completa, em ordem, é: Coca-Cola, Natura, Nestlé, Omo, Ypê, Colgate, Bimbo, Avon, Gloria e O Boticário.
A edição América Latina do estudo Who Cares, Who Does? entrevistou 18.300 pessoas de Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Peru e México. Mais informações podem ser encontradas no site do relatório.