Luiz Fernando Coelho

A comunicação e o relacionamento com o cliente, de um microempreendedor de sucesso

Na coluna, Luiz Fernando Coelho conta a história de Fábio, que, ao cuidar da cachorra Olivia quando Luiz viajava, teve uma ideia para iniciar um empreendimento

Muito se fala sobre como as pessoas que estão começando a empreender devem tratar suas questões de comunicação. Conheço alguns casos que não deram certo porque essa parte não foi bem feita, basicamente por falta de atenção. Eu digo que comunicar bem começa por saber ouvir. Mais do que isso, estar com todo o seu ser aberto ao que as questões trazem. Depois é prestar atenção. No terceiro momento, tudo fica mais fácil.

No lugar onde moro, existia um segurança que adorava minha cadela, Olivia, uma Golden Retriever de 40 quilos, que viveu 12 anos. Um cachorro como poucos. Quando passeávamos com ela, esse rapaz se aproximou de nós e acabou por criar uma relação muito forte com Olívia. Passou a caminhar com ela e oferecer hospedagem quando nós viajávamos. Olívia adorava ir para a casa dele, pois era tratada como uma rainha, a ponto de dormir no quarto de seu filho. E, ao invés de permanecer presa em um lugar, ficava completamente solta dentro da casa. Voltava para nós exausta, pois era brincadeira o dia inteiro.

A foto mostra uma cadela da raça Golden Retriever deitada em uma grama verde
A Olivia, cadela que pertence ao colunista Luiz Fernando Coelho, inspirou um empreendimento

Um dia, esse rapaz foi demitido do cargo de responsável pela segurança e ficou sem entender por quê. Pior, sem saber o que fazer, pois seria muito difícil arranjar uma nova posição, uma vez que não tinha carta de referência. Por outro lado, graças à sua competência em lidar com Olívia, ele já havia conseguido alguns outros cães para passear, e veio conversar comigo sobre comunicação, redes sociais etc. Tinha o desejo de registrar sua marca, mas havia feito uma cotação e o orçamento foi um absurdo.

Ele desenhou uma marca, imprimiu camisetas para que as pessoas identificassem quem era e começou pedindo licença aos donos dos cachorros mais chegados para dar nosso WhatsApp como referência. Para encurtar a história: passados seis ou sete anos, ele e sua empresa tinham uma quantidade enorme de clientes em nossa redondeza, a tal ponto que a esposa, primos e primas, sobrinhos e sobrinhas, namorados e namoradas ganharam camisetas com a marca e, assim, começamos a ver muitos passeadores do grupo dele. Além disso, nosso empreendedor passou a postar para os clientes fotos e vídeos dos seus animais sendo atendidos por sua equipe.

Percebam que bela estratégia de comunicação, baseada em observação, em prestar atenção. Não é à toa que Fabio, nosso empreendedor, sem qualquer formação de marketing ou comunicação, hoje oferece passeadores para os cães, hotelaria para os animais, adestramento e o melhor atendimento possível, em minha comprometida opinião.

Para tudo precisa um começo. Eu estava perdido sem saber por onde começar.

Em uma conversa com um amigo você entrou em minha vida, e em 2010 surgiu a SPEEDDOGWALKER. Através de você, Olivia, aprendi tanto e conquistei clientes, você me abriu caminhos e me mostrou a todo instante que eu estava no caminho certo. Aprendi também a lidar com minhas emoções, pois você foi uma grande perda. Meus dias já não eram os mesmos depois que você se foi.

Logo os amigos da sua matilha, Clarinha, Thor, Bel e Spike também partiram, e a dor e a saudade só aumentavam. Hoje sei lidar com minha dor, mas a saudade de vocês é muita. Continuo aqui e resolvi registrar nosso amor. Te levarei comigo daqui até o fim.

Gratidão, Olivia, como cresci!
Hoje o nosso sucesso conquistei através de você e da minha dedicação diária.

Fábio, empreendedor da SPEEDDOGWALKER

Fábio enviou essa mensagem para mim semana passada, e junto um vídeo onde ele aparece sendo tatuado com uma foto de Olívia e de outros três aqui citados. Não pensa em nada a não ser em continuar com sua empresa, desenvolvendo cada vez mais serviços para os donos de animais.

Um case de enorme sucesso em se tratando de atendimento ao cliente. E uma bela lição de como usar a comunicação a seu favor, apenas sabendo observar e transformar em ação aquilo que aprendeu.