A rede de agências dos Correios está recebendo doações para as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul. Participam todas as agências de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Distrito Federal, além de algumas cidades gaúchas. Com o fim de ajudar às vítimas, a estatal irá coletar e transportar gratuitamente os donativos sem custo aos doadores.
- Atualização 10/05: nesta sexta-feira (10), os Correios anunciaram a extensão das operações ao Norte e Centro-Oeste. Com isso, todas as agências do país passam a receber doações, salvo as agências atingidas pelo alagamento no Rio Grande do Sul.
- Atualização 8/05: nesta quarta-feira (8), os Correios anunciaram extensão das operações no Nordeste. Com a ampliação, toda a rede das regiões Nordeste, Sudeste e Sul (No RS, apenas algumas cidades) e Distrito Federal está disponível para o recebimento de itens prioritários.
Dessa forma, são aceitos alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de higiene seco e itens de vestuário. Esses são os itens de maior necessidade no momento, de acordo com a Defesa Civil, instituição parceira dos Correios nesta ação. Na segunda-feira (07), primeiro dia de ação, mais de 200 toneladas de itens foram arrecadadas. Interessados podem fazer as doações em qualquer agência dos Correios, das 9h às 17h.
O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, afirma que a iniciativa cumpre a obrigação da empresa pública de contribuir para enfrentar a situação de crise no Rio Grande do Sul. “Estamos colocando nossa estrutura logística a serviço da população, atuando de todas as formas que a Defesa Civil Nacional e do estado solicitarem”.
Além disso, os Correios irão doar itens de vestuário e utensílios domésticos não procurados pelos destinatários nem pelos remetentes. Esses bens já ultrapassaram o prazo de 90 dias para reclamação previsto no Código de Defesa do Consumidor, e, por isso, estão aptos a doação.
Doações no Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, os donativos podem ser entregues nas agências centrais de 39 municípios: São Borja, Santo Ângelo, Santa Rosa, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Sapiranga, Parobe, Taquara, Montenegro, Pelotas, Rio Grande, Camaqua, Bagé, Jaguarão, São Lourenço do Sul, Anta Gorda, Arvorezinha, Butia, Cachoeira do Sul, Charqueadas, Estrela, Foutoura Xavier, Guaporé, Ilopolis, Mato Leitão, Nova Brescia, Pântano Grande, Rio Pardo, Salto do Jacuí, Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Teotoania, Taquari, Venancio Aires e Vera Cruz.
Até sexta-feira (3), do total de 400 agências dos Correios no estado, 86 estavam inoperantes por causa de alagamentos provocados pelas fortes chuvas.
Parceria com a Receita Federal
Os Correios e a Receita Federal firmaram uma parceria para fazer com que mais de 50 toneladas de roupas e calçados cheguem às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. As mercadorias apreendidas pelo órgão serão enviadas gratuitamente de São Paulo para Porto Alegre com o apoio dos Correios e, após passarem por triagem, serão entregues nos locais que a Defesa Civil indicar.