Programa de relacionamento, incentivo e recompensas são ferramentas poderosas para engajamento de clientes, funcionários e até terceiros.
De uns tempos para cá, estou cada vez mais imerso nesse mundo e o que me fascina todo dia é o fato de que pequenas ações podem ter resultados incríveis na jornada do consumidor e nos seus gatilhos de compra.
A Smile.io, administradora canadense de programas de recompensa, divulgou um estudo que mostra que 92% dos clientes “passantes”, aqueles sem cadastro e sem vínculo com a marca, nunca retornam para novas compras, ou seja, as marcas fazem o mais difícil que é atrair e convencer o cliente, mas depois da compra, mesmo com todos os ricos dados e informações captadas, deixam o cliente escapar por entre os dedos.
Por outro lado, aqueles que são cadastrados e incentivados pelas marcas, tem um ticket médio 12% maior do que os outros clientes.
A partir destes dados, eles levantaram algumas formas de converter clientes únicos em clientes cadastrados e fiéis:
Seja visto, conhecido e lembrado
Se clientes não puderem encontrar e conhecer seu programa, eles nunca saberão dos benefícios que você oferece.
Mostre seus diferenciais
Se você já capturou o cliente, essa é a hora de convencê-lo a ficar. Mostre seus diferenciais e o que tem a oferecer.
Não tem nada pior do que se cadastrar em um programa e depois descobrir que você só pode ganhar algo se fizer várias compras. Por isso, ofereça pequenos atrativos em troca de informações, simples ações e de interações.
Crie comunicações e estimule a 'fomo' em não-membros
Se estamos falando de incentivo, a melhor coisa que podemos fazer para atrair clientes é mostrar o que eles estão perdendo em não fazer parte da comunidade. Nessas horas, use e abuse de comunicações inteligentes e personalizadas.
Estimule o compartilhamento
Clientes fiéis são importantes divulgadores da sua marca. Eles indicam com propriedade e dão um tom muito mais convincente do que qualquer e-mail marketing.
Quanto mais clientes, melhor
Estimular novos cadastros e captar novos clientes aumenta a sua rede e cria uma comunidade que ajuda a marca a ficar cada vez mais forte, lembrada e desejada.
Essas parecem (e realmente são) dicas simples, mas basta segui-las para conquistar cada vez mais cadastros e relações duradouras.
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