No dia 8 de maio, é celebrado o Dia do Profissional de Marketing. Sem origem definida, a data tem por fim o reconhecimento das pessoas que conectam marcas e pessoas, impulsionando o desenvolvimento social e econômico. Multifacetados, estes profissionais combinam habilidades analíticas, criativas e comunicativas para desenvolver campanhas eficazes em diversos canais, que estão em constante transformação.
Ainda mais que vender produtos ou serviços, os profissionais do Marketing educam, engajam, influenciam tendências, moldam culturas e alteram hábitos de consumo. Desta forma, são agentes para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Em homenagem à categoria, convidamos “marketeiros” para avaliar o mercado de acordo com suas experiências pessoais.
Transformação constante
O Marketing, de acordo com Philip Kotler, já passou por quatro eras e está na quinta — o Marketing 5.0. Ainda de acordo com o estudioso, as últimas três eras aconteceram no século atual, isto é, as transformações acontecem cada vez mais rápido. Atualmente, os consumidores são expostos a centenas de publicidades todos os dias. Neste cenário, conquistar a atenção e criar conexão é desafiador.
“As marcas investem anualmente milhões em campanhas que são facilmente esquecidas, porque não se arriscam em criar conexões significativas com o público para serem memoráveis”, afirma Luciana Araújo, head de negócios da Sherpa42.
Segundo Drielly Bispo, CEO da Mūse e sócia do Pantera gin, um dos desafios da profissão é conseguir executar bem um planejamento de marketing. Isso porque, no decorrer do projeto, inúmeros fatores externos e internos influenciam a campanha. Assim, os profissionais precisam ter a habilidade de se adaptar frente às mudanças para alcançar o sucesso.
“Há uma enorme satisfação, no entanto, quando essa execução dá certo e a marca trabalhada fica reconhecida positivamente. Considero que esse resultado seja a oportunidade buscada pelos profissionais de marketing. No fundo, sempre queremos a chance de executar um trabalho com maestria”, conclui Drielly.
Outro fator que faz com que esses profissionais estejam em constante aprendizado é a rápida transformação dos canais que dão suporte às campanhas. “Hoje temos muito mais tecnologia, informação, ferramentas e novos canais de comunicação e um consumidor cada vez mais segmentado, informado e diverso”, explica Quércia Andrade, VP e sócia da ATENAS.ag.
Mais que engajar, inspirar
Eduardo Andrade, co-CEO da AKM, ressalta que o trunfo do Marketing é trabalhar com diversos mercados e pessoas de perfis diferentes. Essa diversidade proporciona um conhecimento abrangente que engloba economia, psicologia e uma compreensão sólida do contexto social e econômico.
“Isso nos permite desenvolver relações cada vez mais multiculturais e multidisciplinares, furando bolhas sociais. Por outro lado, o maior desafio reside em manter e nutrir a criatividade, buscando constantemente o que é necessário para o mundo atual. Portanto, o equilíbrio entre criatividade e o encantamento do consumidor, do público e das pessoas é essencial”, diz o co-CEO.
Para Quércia Andrade, é essencial que os profissionais no setor combatam os próprios preconceitos para não reproduzi-los nas campanhas. “O maior desafio para as mulheres profissionais de marketing é superar os estereótipos, seja de gênero, raça ou credo. Além disso, enfrentar possíveis preconceitos com o fim de criar estratégias embasadas e inclusivas, que reflitam às necessidades e preferências de públicos sub-representados”, diz a co-CEO da Atenas.ag.
Paulo Farnese, sócio Fundador da EAÍ?! Content Experience, as pessoas se tornaram o ponto fundamental do Marketing. “Diferente de antigamente, em que as marcas ditavam as regras e o público as seguia, hoje as marcas precisam seguir o ritmo que o público está vivendo. Esse desafio se desdobra ainda mais quando olhamos para um cenário global repleto de vozes clamando por inclusão, diversidade, governança, ética e sustentabilidade”, explica o sócio.
Neste contexto, Paulo diz que a missão do profissional de Marketing é similar a do contador de histórias. “Devemos tecer narrativas que não apenas engajem, mas também inspirem o público a se tornar embaixadores da marca. Assim, espalhando a mensagem por todos os cantos do mundo hiperconectado em que vivemos”, conclui.
Tecnologia é motor para o Marketing
Inegavelmente, as tecnologias alteraram o “como fazer” do Marketing. Antes mesmo das inteligências artificiais (IAs), as redes sociais e o tráfego digital já criavam novas oportunidades de carreira no mercado.
“Estamos no ápice de uma era revolucionária, onde a IA não é apenas uma ferramenta, mas o motor que impulsiona a inovação. Com a IA, desbravamos territórios inexplorados, criando experiências que capturam a imaginação do público e o transportam para realidades até então inimagináveis. Um desses é o, até então inexplorável, território da hiperpersonalização. Um sonho distante, porém hoje totalmente palpável graças ao crescimento exponencial da IA”, diz Paulo Farnese, sócio Fundador da EAÍ?! Content Experience.