8 de maio

Dia do Profissional do Marketing: entenda o cenário da profissão

Profissionais da área contam os maiores desafios e oportunidades do atual momento

No dia 8 de maio, é celebrado o Dia do Profissional de Marketing. Sem origem definida, a data tem por fim o reconhecimento das pessoas que conectam marcas e pessoas, impulsionando o desenvolvimento social e econômico. Multifacetados, estes profissionais combinam habilidades analíticas, criativas e comunicativas para desenvolver campanhas eficazes em diversos canais, que estão em constante transformação.

Ainda mais que vender produtos ou serviços, os profissionais do Marketing educam, engajam, influenciam tendências, moldam culturas e alteram hábitos de consumo. Desta forma, são agentes para a construção de uma sociedade mais justa e sustentável. Em homenagem à categoria, convidamos “marketeiros” para avaliar o mercado de acordo com suas experiências pessoais.

Da esquerda à direita: Drielly Bispo, Eduardo Andrade, Luciana Araújo, Paulo Farnese e Quércia Andrade.

Transformação constante

O Marketing, de acordo com Philip Kotler, já passou por quatro eras e está na quinta — o Marketing 5.0. Ainda de acordo com o estudioso, as últimas três eras aconteceram no século atual, isto é, as transformações acontecem cada vez mais rápido. Atualmente, os consumidores são expostos a centenas de publicidades todos os dias. Neste cenário, conquistar a atenção e criar conexão é desafiador.

“As marcas investem anualmente milhões em campanhas que são facilmente esquecidas, porque não se arriscam em criar conexões significativas com o público para serem memoráveis”, afirma Luciana Araújo, head de negócios da Sherpa42.

Segundo Drielly Bispo, CEO da Mūse e sócia do Pantera gin, um dos desafios da profissão é conseguir executar bem um planejamento de marketing. Isso porque, no decorrer do projeto, inúmeros fatores externos e internos influenciam a campanha. Assim, os profissionais precisam ter a habilidade de se adaptar frente às mudanças para alcançar o sucesso.

“Há uma enorme satisfação, no entanto, quando essa execução dá certo e a marca trabalhada fica reconhecida positivamente. Considero que esse resultado seja a oportunidade buscada pelos profissionais de marketing. No fundo, sempre queremos a chance de executar um trabalho com maestria”, conclui Drielly.

Outro fator que faz com que esses profissionais estejam em constante aprendizado é a rápida transformação dos canais que dão suporte às campanhas. “Hoje temos muito mais tecnologia, informação, ferramentas e novos canais de comunicação e um consumidor cada vez mais segmentado, informado e diverso”, explica Quércia Andrade, VP e sócia da ATENAS.ag.

Mais que engajar, inspirar

Eduardo Andrade, co-CEO da AKM, ressalta que o trunfo do Marketing é trabalhar com diversos mercados e pessoas de perfis diferentes. Essa diversidade proporciona um conhecimento abrangente que engloba economia, psicologia e uma compreensão sólida do contexto social e econômico.

“Isso nos permite desenvolver relações cada vez mais multiculturais e multidisciplinares, furando bolhas sociais. Por outro lado, o maior desafio reside em manter e nutrir a criatividade, buscando constantemente o que é necessário para o mundo atual. Portanto, o equilíbrio entre criatividade e o encantamento do consumidor, do público e das pessoas é essencial”, diz o co-CEO.

Para Quércia Andrade, é essencial que os profissionais no setor combatam os próprios preconceitos para não reproduzi-los nas campanhas. “O maior desafio para as mulheres profissionais de marketing é superar os estereótipos, seja de gênero, raça ou credo. Além disso, enfrentar possíveis preconceitos com o fim de criar estratégias embasadas e inclusivas, que reflitam às necessidades e preferências de públicos sub-representados”, diz a co-CEO da Atenas.ag.

Paulo Farnese, sócio Fundador da EAÍ?! Content Experience, as pessoas se tornaram o ponto fundamental do Marketing. “Diferente de antigamente, em que as marcas ditavam as regras e o público as seguia, hoje as marcas precisam seguir o ritmo que o público está vivendo. Esse desafio se desdobra ainda mais quando olhamos para um cenário global repleto de vozes clamando por inclusão, diversidade, governança, ética e sustentabilidade”, explica o sócio.

Neste contexto, Paulo diz que a missão do profissional de Marketing é similar a do contador de histórias. “Devemos tecer narrativas que não apenas engajem, mas também inspirem o público a se tornar embaixadores da marca. Assim, espalhando a mensagem por todos os cantos do mundo hiperconectado em que vivemos”, conclui.

Tecnologia é motor para o Marketing

Inegavelmente, as tecnologias alteraram o “como fazer” do Marketing. Antes mesmo das inteligências artificiais (IAs), as redes sociais e o tráfego digital já criavam novas oportunidades de carreira no mercado.

“Estamos no ápice de uma era revolucionária, onde a IA não é apenas uma ferramenta, mas o motor que impulsiona a inovação. Com a IA, desbravamos territórios inexplorados, criando experiências que capturam a imaginação do público e o transportam para realidades até então inimagináveis. Um desses é o, até então inexplorável, território da hiperpersonalização. Um sonho distante, porém hoje totalmente palpável graças ao crescimento exponencial da IA”, diz Paulo Farnese, sócio Fundador da EAÍ?! Content Experience.

Kássia Calonassi
Kássia Calonassi Head de Conteúdo
Head de Conteúdo
Jornalista e Estrategista de Conteúdo. Líder de Redação, Social Media e Newsletter no Promoview. Pesquisadora de Brand Experience e Live Marketing pela UFPR.