Case de sucesso

"O Duo se tornou um influenciador digital", diz diretora de Marketing do Duolingo

Ao Promoview, Analigia Martins fala sobre como as aparições do mascote em eventos fomentam o 'boca a boca'

Com mais de 500 milhões de downloads em todo o mundo, o sucesso do Duolingo não é mero acaso. O aplicativo, principal produto da empresa, oferece aprendizado de idiomas às pessoas de forma gratuita, personalizada e divertida, em uma estratégia product-lead.

Por essa combinação de educação e entretenimento, o Duolingo consegue um dos feitos mais difíceis dos tempos atuais: reter usuários. Em 2023, 30% dos usuários continuaram a utilizar o aplicativo após uma semana da instalação.

“Nossas ações são pensadas para impactar nossos alunos, gerar buzz e fazer com que sintam vontade de estudar. Com a nossa estratégia de marketing digital, conseguimos humanizar e tangibilizar a marca. O mascote Duo é fundamental para isso, pois fala em primeira pessoa, emitindo suas opiniões ora divertidas ora sarcásticas, rindo de si mesmo e, principalmente, motivando os alunos a estudar de forma bem humorada”, comenta Analigia Martins, diretora de marketing do Duolingo no Brasil.

Essas são apenas algumas das razões que tornam a empresa um case de sucesso e uma inspiração para os profissionais do Marketing.

Notificação da Lili, um dos personagens do Duolingo cobrando que os usuários terminem a lição. Foto: Reprodução/ Duolingo

Marketing de Conteúdo

Devido ao uso de memes e músicas do momento em seus vídeos do TikTok, a marca viralizou em todo o mundo e se tornou popular inclusive para não-usuários do aplicativo. Apesar de surfar na onda dos virais e da cultura pop, os conteúdos sempre remetem à missão da empresa e ao produto.

“Nossa estratégia inclui ações que aumentem o amor pela marca e fomentem o boca a boca, para que mais e mais pessoas façam o download ou voltem para app. Aprendemos que as redes sociais são um instrumento poderoso para alcançar milhões de pessoas. E, para viralizar, desenvolvemos um conteúdo altamente engajador, com muito bom humor e ousadia“, complementa a diretora.

Sem dúvida as parcerias com grandes marcas também auxiliam na produção de conteúdo relevante. Por exemplo, em 2022, o Duolingo se uniu à HBO Max para lançar um curso de alto valiriano, idioma ficcional do universo de Game of Thrones.

A aposta em Live Marketing

O Duolingo tem apostado em ações de Live Marketing a fim de interagir com os usuários de forma mais tangível, em adição às estratégias digitais. Em 2021, por exemplo, projeções tomaram as ruas de São Paulo lembrando os usuários de fazerem as tarefas. Posteriormente, com a volta dos eventos presenciais, a marca passou a investir ainda mais em ativações.

Projeção do Duolingo na ruas de São Paulo. Foto: Reprodução/ Duolingo.

“Uma das formas que encontramos para entregar conteúdos cada vez melhores, foi levar nosso mascote Duo fisicamente para eventos e momentos culturais relevantes, promovendo a interação com os alunos brasileiros de forma autêntica. Com isso, vimos o movimento dos alunos se tornando os próprios embaixadores da marca, criando conteúdo altamente viral, além de termos insumo para as nossas próprias redes”.

A primeira aparição do Duo em solo brasileiro foi no lançamento do canal do TikTok do Duolingo no país. Como resultado, foram registradas uma série de vídeos que mostram o Duo chegando em São Paulo após enfrentar alguns problemas na alfândega e aproveitando a cidade como um bom gringo.

Hoje, o Duo se tornou um influenciador digital. Sempre que o inserimos no contexto cultural brasileiro de forma criativa e bem humorada, criamos uma forte identificação com nossa audiência, que não esquece das nossas ações. Desde a levar drones com notificações gigantes para convidar alunos a voltar para o app durante o lockdown, invadir um casamento para fazer uma surpresa para a noiva, até fazer bronzeamento com fita isolante com Jojo Toddynho no Rio de Janeiro, temos o público construindo memórias e se motivando para estudar”, complementa Analigia.

Carnaval

Para o Carnaval, a empresa realizou duas ações. A primeira foi convidar o influenciador John Leitão para premiar os alunos que não perderam suas ofensivas (dias sequenciais de estudo no app) de mais de um ano com uma bela pegadinha de carnaval. Depois, o Duo foi aos bloquinhos de São Paulo, com uma fantasia de sucesso: o copo térmico Duoley. 

“Entendemos que o humor está no DNA dos brasileiros e também na essência da marca Duolingo. Isso nos ajuda muito a criar uma conexão autêntica com nossos alunos. Então, nossos alunos e os fãs do app podem sempre esperar mais da corujinha, em qualquer momento de suas vidas”, conclui Analigia.

As iniciativas de “abrasileirar” a marca funcionam, afinal, o Brasil é o segundo maior mercado do Duolingo globalmente, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Sobre as próximas ações, a marca adiantou com exclusividade ao Promoview que a corujinha deve explorar outras regiões do país, saindo um pouco do Sudeste, ainda este ano.

Presença global

No entanto, não é apenas no Brasil que a marca explora esses caminhos. Uma das estratégias marcantes foi a inauguração do restaurante Duo’s Taqueria, em 2022 especializado em culinária mexicana. Localizado em Pittsburgh, nos Estados Unidos, cidade que sedia a empresa, o local é um espaço para a prática do espanhol, tendo em vista o grande número de falantes do idioma no país.

Do mesmo modo que o Brasil, a Alemanha desenvolve conteúdos regionais a partir de ações presenciais da marca. Recentemente o mascote também foi visto pelas ruas do Japão.

Assim, a onipresença do Duo em todos os cantos do planeta pode ser atribuída a uma combinação de uma estratégia de marketing eficaz, uma abordagem inovadora e uma conexão genuína com seu público-alvo. Como resultado, o Duolingo continua a ser uma referência no mundo do aprendizado de idiomas e uma presença constante na vida de milhões de pessoas em todo o mundo.

Fotos: Divulgação