Entrevista

Diretores da BRF, dona da Sadia e Perdigão, revelam estratégias e novidades da marca para o Natal

Além do aumento na frota de caminhões e promotores, a empresa também lançou novos produtos baseados em tendências do mercado

Chester Perdigão de Natal, um dos produtos da BRF
Foto: Reprodução

Quando pensamos em Natal, Sadia e Perdigão, ambas da BRF, são as marcas mais associadas à data, segundo a YouGov. As demandas do mercado chegam atreladas à popularidade, resultando na maior operação da marca voltada para o varejo brasileiro.

Ao todo, a BRF incrementou a sua frota de caminhões em 50% e a contratação de promotores em 10% até dia 25 de dezembro para o atendimento do consumidor durante o período de festas. Ademais, também ocorreram os lançamentos de novos produtos e estratégias de PVD para a sazonalidade.

O Promoview conversou com Luiz Franco, diretor de Marketing e Inovação de Marcas da BRF e Marcelo Suárez, diretor de Trade Marketing, CIEX e Omnichannel da BRF, que relevaram as iniciativas da marca voltadas para o varejo, inovação e desenvolvimento de produtos para a época.   

Garantindo a boa experiência do consumidor

Nos PVD, a BRF volta as ações para impulsionar as vendas e garantir o giro dos produtos no varejo, oferecendo diversidade dos itens e uma execução de campanha natalina que traduz a essência da marca.

Marcelo Suaréz, diretor de Trade Marketing, CIEX e Omnichannel da BRF. Foto: Divulgação

“Adicionamos mais de 3 mil pessoas a nossa força de execução e para garantir o sucesso desta ação, priorizamos treinamentos presenciais realizados em dezenas de bases espalhadas por todo país. Utilizamos ferramentas digitais para interagir com este público e fazer a gestão da evolução da campanha“, conta Marcelo Suárez.

Ainda de acordo com o diretor de Trade Marketing, “a cada ano a BRF tem elaborado materiais diferenciados que garantem uma melhor execução da categoria, além de trabalhar a divulgação das marcas em diferentes canais de comunicação: temos receitas dedicadas às festividades nos chatbots de Sadia e Perdigão, que possuem inteligência artificial; receitas em diferentes mídias de Qualy; ações de marketing, com ativações no online e offline; e, por fim, as tradicionais campanhas de TV”.

Diferenciais para o natal

Além disso, as estratégias de PDV incluem fatores para atrair a atenção dos consumidores nas gôndolas e facilitar a jornada do shopper, já que o varejo pode intensificar a exposição de produtos voltados para a celebração. Luiz Franco explica:

“Por isso, providenciamos mudanças nas faixas de cores das embalagens dos produtos comemorativos para facilitar a identificação dos produtos nas gôndolas, com a expectativa de alavancar ainda mais os resultados. Há ainda QR Codes estampados nos pacotes, que levam para os canais da marca com informações sobre os produtos e indicações de receitas”.

Nas táticas da BRF também estão a mudança nas faixas de cores das embalagens dos produtos comemorativos para facilitar a identificação e QR Codes que levam aos canais digitais da marca, com informações sobre os produtos.

“Entre esses canais, cabe destacar o chatbot da Sadia, que tem inteligência artificial e que, com perguntas direcionadas, consegue entregar receitas alinhadas com o que os consumidores procuram, considerando fatores como ocasião, tempo de preparo e quantidade de pessoas. Caso não tenha ingredientes, o usuário é direcionado para algum parceiro varejista, onde o produto esteja disponível para compra”, acrescenta o Diretor de Marketing e Inovação.

Novos produtos, de acordo com as tendências

Para manter a presença no cotidiano dos brasileiros e atender a necessidade de seus consumidores, a BRF acompanha de perto as tendências de consumo, inclusive, das novas gerações que buscam praticidade.

Luiz Franco, diretor de Marketing e Inovação de Marcas da BRF 

“Atualmente 55% dos nossos investimentos estão no digital, pois hoje todos estão nas redes sociais, independentemente da faixa etária, então entendemos que as plataformas nos dão uma resposta imediata da percepção dos consumidores”, releva Luiz Franco.

“Estamos complementando nossa linha comemorativa com novos produtos de diferentes tamanhos, receitas, recheios e temperos inéditos. São lançamentos versáteis que podem ser preparados de diferentes maneiras – na churrasqueira, forno ou na air fryer. Tem sido cada vez mais comum a realização de ceias menores, formadas por famílias de 3 a 5 pessoas, que buscam porções reduzida, por exemplo”, complementa.  

Lançamentos

Os novos itens incluem: Peito de Peru Sadia, que pode ser preparado na air fryer; e Costela Bovina, que pode ser preparada na churrasqueira. A marca também relança um produto comemorativo: a Ave Temperada Supreme.

Já a Perdigão apresenta duas novidades: o Peito de Chester desfiado e a Linguiça de Chester, da linha Perdigão Na Brasa, que traz o gostinho do Natal para o Churrasco, acompanhando outra tendência mapeada, a de que mais de 30% dos brasileiros celebram as festas de fim de ano com churrasco.

“Tudo isso é reflexo do protagonismo que os consumidores têm no processo de desenvolvimento do nosso portfólio sazonal. E claro, apostamos em uma ampla estratégia de marketing, no on e no off, para nos comunicar com um público plural”, finaliza o Diretor.