A Copa do Mundo de Futebol Feminino começou em 20/07 e segue até 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia. As atletas brasileiras estão treinando a todo vapor para entrar em campo no dia 24 de julho, contra o Panamá. E por aqui, no Brasil, o assunto já está tomando conta das redes sociais.
Um estudo, realizado pela STILINGUE, plataforma de monitoramento e interação de conversas em canais digitais, e pela NWB, content tech focada em esportes do Grupo SBF, traz insights sobre o que foi falado a respeito do evento esportivo, de 16 de maio até 16 de julho. Neste período, foram registradas 21 mil conversas nas redes sociais sobre a Copa do Mundo de Futebol Feminino, envolvendo mais de 10 mil usuários.
O primeiro grande pico de menções aconteceu em 27 de junho, data da convocação oficial da técnica da Seleção Brasileira, Pia Sundhage, para o mundial. O assunto teve 783 publicações. Antes disso, a média diária de menções não passava de 200 ocorrências.
“Eventos-como a Copa do Mundo de Futebol Feminino são perfeitos para gerar diversas análises e insights em tempo real, e ainda, analisar o comportamento do público torcedor, aplicando todo o potencial da Inteligência Artificial para que as marcas possam participar das conversas com os usuários de forma estratégica”, destaca Menedjan Morgado, Head de Insights da STILINGUE.
Amistoso entre Brasil e Chile aqueceu o debate
No dia 2 de julho, quando ocorreu o amistoso entre Brasil e Chile que terminou com o placar de 4×0, houve um discreto aumento na repercussão do evento nas redes sociais. A disputa entre as seleções sul-americanas totalizou 827 publicações sobre o assunto. As jogadoras Gabi Nunes, Geyse, Duda Sampaio e Luana, que marcaram os quatro gols contra o Chile, compuseram o top 5 das atletas mais citadas na data, ao lado da craque Marta, que sempre é lembrada pela torcida.
Patrocinadores promovem a valorização da modalidade
Promovida pela Visa, em parceria com o banco Sicredi, a campanha “Vem com elas!” pela visibilidade do futebol feminino mobilizou cerca de 2,5 mil mensagens que abordaram a importância da valorização e popularização do futebol praticado por mulheres.
Outra ação que gerou grande repercussão entre os internautas foi o vídeo produzido pela Orange, emissora que patrocina a seleção francesa, e que substituiu o rosto de jogadoras pelo de estrelas masculinas, para mostrar como o preconceito ainda está presente em campo. O vídeo extrapolou as fronteiras regionais e movimentou as redes sociais. “Sensacional”, “genial”, “impactante”, “pesadíssimo”, “inteligentíssimo”, “incrível” e “fantástico” foram alguns dos adjetivos identificados entre as conversas que citaram o conteúdo.
Nomes como Manuela D’Ávila, Ricardo Amorim, Isabela Pagliari e Filipe Frossard foram alguns dos que inflaram as narrativas sobre a Copa do Mundo de Futebol Feminino no Brasil, além dos portais de notícia, que representaram 66% do total de conversas monitoradas.
Já o McDonald’s, patrocinador da transmissão dos jogos pela CazéTV, trouxe para o cardápio um novo hambúrguer, o “Brabo”, que remete aos sabores brasileiros e com Galvão Bueno narrando a escalação dos ingredientes na campanha de lançamento do novo sanduíche. Segundo o relatório da STILINGUE, na última quinzena, os posts que mais se destacaram em engajamento no Twitter e Instagram da marca foram sobre o “Brabo”.
Memes já movimentam criadores de conteúdo
Nas redes sociais, o Desimpedidos, canal com mais de 9,5 milhões de inscritos no YouTube e 7,2 milhões de seguidores no Instagram, agenciado pela NWB, fez uma publicação sobre a Copa do Mundo de Futebol Feminino, trazendo em um carrossel alguns memes que também demonstram um pouco da expectativa do público brasileiro para o evento.
O post recebeu mais de 100 mil interações, performando na média esperada para o perfil, mesmo em comparação com outras publicações sobre temas como Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores e assuntos relacionados aos grandes clubes do futebol masculino brasileiro.
“Esse é o momento de resgatar a torcida para incentivar a seleção do Brasil, e isso será possível pela visibilidade e conversas que a internet pode gerar para a Copa do Mundo de Futebol Feminino. As redes sociais do Desimpedidos, Passa a Bola, Camisa 21 e André Hernan, por exemplo, têm esse papel de informar e entreter a comunidade sobre o mundial. Eles farão a cobertura com conteúdos entre jogos de maneira leve e divertida nas diferentes plataformas como Instagram, YouTube e Twitter“, finaliza Danielli Franco, Senior Content Insights Analyst da NWB.
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