Conteúdo Especial

Experiências&Entretenimento

Considerando todas as mudanças que estão acontecendo no mundo global, duas chamam a minha atenção. As mídias tradicionais versus as mídias digitais, e o comportamento do consumidor na sua relação com as marcas.

Considerando todas as mudanças que estão acontecendo no mundo global, duas chamam a minha atenção.

As mídias tradicionais versus as mídias digitais, e o comportamento do consumidor na sua relação com as marcas. 

Começando pelas mídias digitais, ressalto a importância da Internet, responsável pela grande mudança na comunicação através de conteúdos digitais, uma transformação que aconteceu naturalmente pela facilidade de opinar criticar e gerar conteúdo.

Na verdade, mais que uma mudança tecnológica é uma mudança de oportunidades na comunicação e inovação cultural. 

O melhor exemplo destas particularidades está nas redes sociais, que hoje sem exceção quase todo o mundo usa.

É uma realidade obvia e auto-explicável, neste sentido ressalto a sua importância inovadora na forma de utilização profissional, através do desenvolvimento dinâmico e tecnológico, além, de uma relação proveitosa para toda a sociedade, transformando a forma de dialogar, e de interagir com os seus diferentes públicos.

Já na sua utilização profissional ressaltamos a sua interatividade na dinâmica da comunicação, principalmente, na capacidade de mensurar resultados e dados de uma forma mais simples e prática.

Outra grande vantagem frente às mídias tradicionais analógicas é o seu custo, sem esquecer outro ponto importante, a sua capacidade de diálogo direto com os seus públicos.

Não podemos esquecer que as mídias tradicionais tem uma boa capacidade de audiência, porem, a sua utilização requer algumas premissas, um plano de mídia, verbas, formatos,e disponibilidade dos veículos a serem utilizados, de qualquer forma, elas são mais onerosas e burocráticas.

Em qualquer dos casos, o mais importante é o equilíbrio, a avaliação e as estratégias a serem utilizadas, considerando principalmente, o tipo de mídia mais objetivo para o perfil do publico a ser atingido. 

Portanto, em ambos os casos não podemos descartar ações promocionais, canais especializados, nichos de mercado, oportunidades, patrocínios e interesses comerciais que podem ser exclusivos do canal midiático. 

Temos como exemplo recente a transmissãoe o patrocínio da Formula 1pela Band.

Uma mudança no patrocinador implica para o anunciante uma revisão da sua estratégia, uma adequação da sua mídia aos interesses da imagem do seu produto, e de seu público-alvo. 

Gostando ou não do patrocinador não podemos esquecer a exclusividade e direitos de transmissão da emissora. 

Enfim estratégias de otimização.

O assunto é bem mais complexo, porem, não cabe aqui no artigo uma dissertação midiática. 

Voltando ao segundo item, experiências e entretenimento o assunto é bem mais analítico e comportamental considerando que em comportamentos não há necessidade de regras ou métodos técnicos. Para determinar comportamentos, tudo o que temos é uma exposição pessoal, comportamental, na busca da emoção e conexão social, fruto de uma mudança social e da geração de emoções vivenciais através do relacionamento e fidelização.

Porem, até neste item somos surpreendidos pelos vários perfis e usuários, independente das classes sociais, e isso está muito claro na democratização das redes sociais, liberando atitudes e comportamentos, alguns bastante discutíveis.

Porem, o que é mais surpreendente é a atitude comportamental nas experiências, no entretenimento e na sua relação com as marcas.

Em qualquer das situações o publico exige opinar e participar das experiências, para eles não basta comprar ou conviver eles tem que vivenciar conceitualmente o que estão fazendo, e isso exige uma mudança de ações tanto no produtor quanto no usuário.

Para o produtor é mais que uma exposição dos seus produtos ou serviços, é quase uma obrigação adicionar alternativas de comunicação interativas, surpreendentes, como historias, para cativar o seu publico à marca, independente do local ou dos serviços.

Exemplo: uma exposição de flores ou uma galeria de pintura, uma compra de supermercado ou a venda de um carro, a compra de uma roupa ou de um tênis, são ações diversas, mas, em qualquer das situações as pessoas querem interagir, fazendo compras, participando, transformando uma oportunidade ou um simples ato em um evento, agora prejudicado pela restrições de saúde que estamos enfrentando.

Sem desconsiderar a funcionalidade e importância das compras online, o ato presencial tem uma importância estratégica, principalmente, na relação e interatividade do publico com os produtos ou com a sua participação pessoal. 

Imaginemos a diferença de uma visita online a uma exposição artística, a uma vinícola com degustação ou a um evento automobilístico. Em ambos os casos estamos de frente a uma realidade efetiva, imaginemos um passeio na Disney em realidade virtual!

Nada se iguala à experiência efetiva e transformadora de uma participação real.

Para completar a minha exposição sobre comportamentos não posso esquecer-me de uma visita a Madri convidado pelo Turismo Espanhol. 

Uma visita cultural para conhecer uma exposição dedicada a Cervantes. Fui e fui surpreendido no meio da visita por a presença virtual e física do poeta na recreaçãodo ambiente medieval do evento, uma interpretação genial de um ator teatral espanhol interpretando Cervantes e recitando os seus poemas.  E como não podia deixar de acontecer tudo acompanhado de cantares e danças flamengas,da interatividade com os personagens, e de uma gastronomia da época. 

Na saída do evento ainda fomos contemplados com uma gravura representativa de um personagem de Cervantes o Dom Quixote.

Tivemos neste evento, entretenimento, cultura, vivência de uma época, conhecimento de fatos históricos, gastronomia, e até um ato de compra na venda de camisetas, canecas e livros do poeta.

Este exemplo entre outros representa a exigência a mudança comportamental do consumidor trabalhando, fazendo compras ou consumindo, todos querem conhecimento, participação e divertimento.

Obrigado

Edmundo Monteiro de Almeida