O crescimento do setor de marketing digital, e sua dependência do bom uso das plataformas tecnológicas, tem difundido entre agências e clientes uma discussão – saudável, diga-se -, sobre a necessidade de integração destas plataformas.
Faz todo sentido: com um número cada vez maior de frentes de atuação, e de ferramentas específicas para cada uma delas, é preciso consolidar tudo isso para gerar informações que sejam de fato relevantes a todos.
O setor segue caminho semelhante ao que ocorreu com os sistemas de gestão nos anos 90 e 2000. Em sucessivas ondas, surgiram aplicativos de gestão, de Business Intelligence, de CRM, controle fiscal e tantos outros. Cada um atendia a um processo específico de negócio, mas cabia aos gestores reunir os resultados para que pudessem ser analisados como um todo, o que nem sempre era simples ou acurado.
Foi uma época de ouro para as planilhas Excel, mas aos poucos o mercado percebeu que era preciso integrar aquilo tudo e transformar aquela massa de informações distintas em algo palatável.
Começaram os esforços de integração destas ferramentas, que resultaram em soluções inteligentes que as integravam, fornecendo uma visão única sobre o negócio e seu desempenho nas diferentes frentes.
É exatamente este momento que o setor de marketing digital vive hoje. Nós evoluímos, e hoje trabalhamos com diferentes soluções. Entram nesta cesta ferramentas de inbound, ferramentas do Google, de call tracking, aplicativos móveis para cada uma delas e por aí vai. Quanto mais aprofundamos o conceito e as ações de marketing digital, mais ferramentas criamos para automatizar e medir os resultados do que é executado em diferentes frentes.
Chegamos ao momento em que já é possível avaliar quais destes processos podem ser integrados para maximizar os resultados destas ações. Como os sistemas de gestão exigiram há uma década, hoje as ferramentas de marketing digital demandam uma solução inteligente que as integre e entregue ao ecossistema – clientes e agências -, uma visão única de suas campanhas.
E não falamos apenas das ferramentas de marketing em si. As soluções que tenham Business Intelligence, Inteligência Artificial e Machine Learning, por exemplo, também precisam estar integradas. Isso é fundamental para que as informações que vão para as áreas de marketing, ou sejam recebidas pela equipe de Digital, sejam vistas em um formato conjugado, permitindo tomadas de decisões mais rápidas e eficientes.
Esta sinergia é importante e é nessa direção que o mercado deve seguir daqui para a frente. E é só mais um passo no processo de amadurecimento do nosso setor. Em algum momento, mais à frente, deveremos falar em interoperabilidade. Mas essa é outra história.