O cientista, professor e conselheiro de grandes empresas, Silvio Meira, e a mestre em comunicação e consultora em marketing, Rosário Pompéia identificaram alguns sinais importantes ao observar as mudanças de negócios em plataformas: Entramos em uma nova fase do marketing em que não é mais possível seguir os antigos modos. Por isso, Silvio e Rosário decidiram reunir as atuais tendências em um documento chamado de Manifesto sobre o Marketing do Futuro, que será lançado no dia 30 de março.
“Observamos que as teorias que aprendemos em relação ao marketing não estão dando conta de toda a revolução que estamos passando pela aceleração do digital. É preciso que tudo seja retestado, incorporando novos componentes, que não são apenas a inteligência artificial, mas a estratégia do marketing junto ao negócio. Precisamos ir além do combo de criação de conteúdos, anúncios e inbound”, desdobra Rosário .
Segundo Silvio Meira, construir o marketing do futuro exigirá mudanças estruturais nos departamentos de marketing das empresas. Demanda a criação de novas narrativas capazes de conectarem comunidades, tendo como fundamento uma troca significativa das antigas bases analógicas, ou em parte digitalizadas, por um ambiente onde as pessoas estão no centro do negócio e redefinem, a todo tempo, não só o negócio, mas o mercado.
Com o Manifesto, os criadores do documento provocam os profissionais e organizações sobre novas formas de se fazer marketing, mas também pretendem receber opiniões, críticas e sugestões para que possam aprimorá-lo e no final do ano lançar uma versão atualizada que incorpore as contribuições.
Dentre as tendências apontadas no Manifesto, listamos aqui algumas:
1. No curto prazo, o esforço de marketing ficará mais caro com a inclusão de tecnologias, dados e maiores investimentos de empresas. No médio prazo, no entanto, os custos cairão e os retornos irão aumentar. Além disso, a pressão regulatória e os custos vão impossibilitar tipos específicos de ações. Será preciso criar ecossistemas para ter resultados.
2. Não teremos influenciadores como hoje. As narrativas passarão a ser co-criadas por um conjunto de pessoas e iremos perder a noção de quem as criou. Os robôs e a inteligência artificial também alterarão esse panorama.
3. Não existirá mais marketing de produto. À medida que todo produto se torna um serviço, toda estratégia de marketing será pensada para e orientada por serviços.
4. O espaço físico ganha relevância e se torna cada vez mais, no marketing, o locus mais efetivo para captação de muitos tipos de leads.
5. O termo audiência cairá em desuso. O que será feito é medir as ações que as campanhas causaram e a ação correspondente, para impulsionar o movimento de rede.
Para ter acesso e baixar o Manifesto na íntegra, é só acessar o site.