A Interbrand apresentou seu ranking Best Global Brands 2023. A mais nova versão do estudo mostra que muitas das 100 melhores marcas do mundo estão em estado de estagnação. A taxa de crescimento no valor global de marcas da tabela, por exemplo, diminuiu consideravelmente, com aumento de somente 5,7% este ano, em comparação com os 16% de 2022. O valor total na soma das marcas da tabela em 2023 atingiu a marca de US$ 3,3 trilhões, contra US$ 3,1 trilhões em 2022.
Para a Interbrand, houve desaceleração por conta de fatores como a falta de mentalidade de crescimento, liderança de marca mais fraca e previsões ruins. Este cenário indica uma tendência de longo prazo, onde marcas que operam em um único setor, adotando uma abordagem incremental, tiveram um crescimento mais lento no valor da marca.
“Depois de alguns anos de forte crescimento de marca, entramos em um período de estagnação, com a tabela deste ano mostrando um crescimento moderado no valor global da marca. Empresas que testemunharam um aumento, incluindo Airbnb (#46), Lego (#59) e Nike (#9), transcenderam as normas estabelecidas em suas categorias e desempenham um papel mais significativo na sociedade e na vida do consumidor“, destaca Gonzalo Brujo?, CEO global da Interbrand.
“Na medida em que continuamos a navegar por ventos econômicos e ambientais adversos, há uma necessidade de cases de aprimoramento de negócios e melhor gestão de marca para impulsionar investimentos futuros e sustentar o crescimento, dentro e além dos setores tradicionais. Aqueles que podem alavancar com sucesso sua marca em novos públicos consumidores colherão os benefícios do forte crescimento“, acrescenta Gonzalo.
Mais de duas décadas de análise revelam que marcas que atendem a uma extensa gama de necessidades dos clientes, frequentemente em diversos setores, permanecem na liderança do topo da tabela, representando quase 50% do valor total.
Ao se levar em conta os dados, essas empresas que operam em várias áreas são mais estáveis, atingem um crescimento de receita mais elevado, são mais lucrativas e se beneficiam de um maior crescimento. Para essas empresas, o foco na marca, em vez do produto, desempenha um papel maior na tomada de decisões, com +12% em comparação com a média, o que significa que conseguem atender a mais necessidades dos clientes, dentro e entre categorias.
De acordo com Beto Guimarães de Almeida, CEO da Interbrand no Brasil, a análise contínua de mais de 20 anos do Best Global Brands traz grandes aprendizados sobre “o que” as marcas devem fazer para se tornar aliadas de seus consumidores ao longo do tempo.
“As estratégias que trouxeram crescimento superior neste ano foram das marcas que souberam se conectar mentalmente e fisicamente com seus consumidores [Presença], criando uma conexão positiva para muito além da funcionalidade e se tornando indispensáveis [Afinidade]”, ressalta.
Ainda conforme Almeida, o grande destaque é o setor automotivo, que foi o que mais cresceu, com variação média de valor de marca em +9%), o que demonstra que a mobilidade física é tão importante quanto a digital.
Airbnb teve a maior ascensão
O Airbnb é a marca com maior crescimento em 2023, com seu valor aumentando em 21,8%, além de subir oito posições na tabela, indo do #54 para o #46, mesmo tendo entrado no ranking apenas em 2022. O grande aumento no valor da marca da empresa ocorre em parte devido ao forte investimento na marca e perspectivas financeiras sólidas, com um aumento na receita de 40% em 2022 em comparação com 2021, mais a expectativa de crescimento de mais 13% em 2023 na comparação com 2022.
Automóveis e luxo com maior crescimento
O valor das marcas automotivas cresceu 9% em 2023, com a BMW (#10) entrando no top 10 de maneira inédita. Porsche (#47), Hyundai (#32) e Ferrari (#70) alcançaram todos uma taxa de crescimento de dois dígitos e foram responsáveis por três das cinco marcas que mais cresceram.
A Tesla manteve sua posição na tabela este ano (#12), mas sua taxa de crescimento foi a mais lenta entre as marcas automotivas, com o valor da marca aumentando 4,0% em comparação com a BMW e a Mercedes, que cresceram 10,4% e 9,5%, respectivamente.
“Os principais ascensores de marcas automotivas aumentaram as pontuações em afinidade, confiança, presença e participação – impulsionadores-chave do valor da marca – aumentando assim a conexão deles com os clientes”, aponta Ricca.
O luxo em destaque
Novamente um setor de destaque, com o valor da marca aumentando 6,5% este ano. Isso se deve à resiliência das marcas de luxo e sua capacidade de transcender categorias para criar experiências luxuosas, como restaurantes, hotéis e pop-ups de varejo. Hermès (#23) e Dior (#76) são duas das maiores ascensões de marcas de luxo, com crescimento de 10,2% e 8,4% no valor da marca, respectivamente, em 2023.
Para ver a classificação completa das 100 melhores marcas e o relatório com as tendências da indústria e a metodologia completa, acesse www.bestglobalbrands.com.