Como diz Philip Kotler, em seu livro “Administração de Marketing”, marketing é “suprir necessidades gerando lucro”. Além disso, o marketing é importantíssimo também para posicionamento e reforço de marca. Esses são alguns dos motivos para o marketing da sua empresa não parar nunca. Isso mesmo, nós profissionais marqueteiros não perdemos tempo com férias.
Mesmo no recesso, nossa imaginação está a mil, ativando a zona de criatividade e observando os ganchos que o dia a dia nos traz. Na nossa área, os planos pedem ideias consistentes e frequentes. Acompanhar as mudanças e as inovações não é algo que apenas se faz necessário no mundo da tecnologia. Se a área de TI está crescendo está também levando adiante a forma de trabalharmos, seja no RH, no Marketing, na Logística.
Férias, carnaval e todas as datas sazonais são oportunidades para o marketing de atingir aqueles que estão curtindo bons dias de folga. Seja com ações criativas e experiências ou por meio de uma comunicação inteligente. É justamente quando há uma folga da rotina de estudo e trabalho que as pessoas estão com mais tempo para buscar conhecimento, disponíveis para leituras leves, experiências virtuais e em busca de informações relevantes.
Em momentos como esse eu e minha equipe nos questionamos como preparar materiais ainda mais atraentes para o nosso público-alvo, sempre em busca de leads cada vez mais qualificados. Se sua equipe de marketing está em férias coletivas, sem problemas. Deixe o time arejar a mente para as próximas ações criativas e invista em ações de marketing digital.
O marketing digital já é uma realidade desde o ano 2000 e hoje é essencial para todos que querem se manter competitivos – sejam as startups ou grandes empresas. Existem hoje inúmeros materiais sobre o assunto na internet, muitos gratuitos, inclusive.
Há também eventos e veículos de comunicação que publicam cotidianamente grandes ações de marketing, ótimas fontes para observação e análise das grandes agências e empresas que atuam de forma agressiva com marketing digital, marketing de relacionamento, etc. Portanto, se você ainda não realizou uma imersão neste universo, tire um tempo livre para isso. Use e abuse das ferramentas digitais no planejamento de 2020, reinvente a roda, faça testes e veja o que mais aproxima a sua marca ou produto do seu público.
Vale lembrar que, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 70% dos brasileiros possuem conexão com a internet. A pesquisa mostrou também que 97% das pessoas utilizam a internet por meio de seus smartphones. Portanto, a tendência é que o marketing digital cresça cada vez mais, com os avanços da tecnologia e a enorme autonomia do consumidor no relacionamento com as marcas. Um movimento totalmente óbvio nos dias de hoje, seja em compras B2B ou B2C.
Se você ainda não se convenceu que o marketing não tira férias, eu deixo aqui um desafio. Quantas parcerias, experiências, lançamentos e ações você conferiu durante uma viagem, um passeio ou em seu período de férias? Pode ser algo que te prendeu no intervalo de um vídeo nas redes sociais, uma ação da marca de sorvete que você consumiu na praia, ou uma campanha de roupa. Notou alguma coisa? Recebeu um e-mail sobre aquele curso que você estava adiando desde 2018? Pois é, tenho certeza que se lembrará de algo.
Então, para 2020 em diante, vamos repensar no nosso planejamento para que ele seja cada vez mais criativo e contínuo. Estarei atento quanto as novas oportunidades e ferramentas para agir com assertividade. Conto com todos vocês, parceiros de profissão, estudantes ou fãs da área, para que possamos somar inúmeras grandes ações realizadas pelo nosso marketing brasileiro.