Assim como em outras indústrias, o mercado automotivo passou por uma mudança nos últimos anos. O mais significativo é se adaptar à jornada do cliente em evolução.
No final, as pessoas que optam por comprar um carro passam a maior parte do tempo comprando um carro em resultados de pesquisa baseados na web. Além disso, comprar um automóvel online está se tornando uma realidade.
Outro aspecto único deste setor é que as vendas podem ocorrer ou através do cenário B?C, ou B?C, onde o comprador é o comprador final; ou B?B onde as vendas são realizadas em favor de outros negócios.
Portanto, é crucial desenvolver uma estratégia de marketing online para concessionárias que abranja ambos os cenários. Ficou interessado em conhecer um deles? Venha e dê uma olhada!
1 Google Adwords
Porque grande parte das compras de automóveis começa por utilizar um marketing de busca na internet através do Google Adwords também pode ser uma oportunidade de aumentar a visibilidade para o seu negócio? Um dos benefícios que você pode colher com esse tipo de mídia paga pode ser a chance de segmentar as campanhas e localizar um público-alvo mais segmentado.
As segmentações podem considerar às duas questões demográficas, em simultâneo, em que se concentram nos traços de seu personagem e também se envolvem de maneira geo local. Isso significa que você pode oferecer suas ofertas para quem estiver pesquisando na internet por “comprar um carro” perto de sua localização, por exemplo.
2 Redes sociais
Atualmente, uma pagina nas redes sociais e essencial para criar uma presença online. Como seu cliente em potencial ou encontrar você não está no mesmo lugar que ele?
Seja para resolver dicas como, como dirigir carros automáticos pela primeira vez? Ou polimento caseiro para automóveis.
É fundamental saber quais canais são os mais apreciados pelos seus usuários e também entender como eles utilizam a plataforma. Além disso, a concorrência também é online e é sempre bom estudá-la com o objetivo de criar um benchmark ideal.
Mas lembre-se de que simplesmente abrir contas em muitas plataformas de mídia social não é suficiente. É fundamental fornecer conteúdo de qualidade e estimular a interação para aumentar seu valor e desenvolver um canal de atendimento eficaz.
3 E-mail marketing
O marketing via e-mail é uma estratégia de marketing digital que possui uma das maiores relação custo-benefício da atualidade. Utilizando ferramentas de automação, que costumam oferecer planos gratuitos, você pode enviar vários contatos em simultâneo.
Nesse caso, a segmentação é possível, mas geralmente tem melhor desempenho quando combinada com estratégias de relacionamento. Com base no atendimento prestado pela sua concessionária é possível programar a entrega de e-mails para incentivar o cliente a realizar transações com sua empresa no futuro. Por exemplo, você pode ser lembrado de que a manutenção ou serviço está vencido.
Outro motivo para segmentar é pensar no estágio do seu cliente no funil de vendas. Oferecer informações e mantê-las em boas condições lhe dará uma vantagem competitiva, além de repassar a liderança para o departamento de vendas caso ele esteja mais preparado para isso.
4 Classificados online
Já mencionamos que vender e comprar carros pela internet é um procedimento regular e está crescendo clientes a cada dia. Se você pensa que apenas quem vende seu carro pode se beneficiar de marketplaces como OLX e Mercado Livre está enganado.
Um plano de marketing digital inteligente para concessionárias pode ser tão simples quanto criar perfis dentro desses canais. Além das concessionárias de carros, aquelas que lidam com a venda de peças, outros bens e/ou serviços podem ganhar um pequeno espaço na internet usando esse método.
5 Blog
A criação do blog parece ser um complemento à publicidade no Google. Com o SEO o blog consegue chamar a atenção dos buscadores por meio de métodos orgânicos. No entanto, para ser bem-sucedido nessa empreitada, é essencial criar o conteúdo mais extenso.
Você pode investir em ferramentas de educação, que podem ajudar seus clientes a responder às perguntas mais urgentes e, por sua vez, aumentar o valor da imagem de sua marca, construindo credibilidade. Se for esse o caso, vale a pena apostar em diferentes tipos de conteúdo, como perguntas, dicas de texto que geram engajamento com seus clientes, vídeos educativos e muito mais.
Também existem sites ou e-books para ajudá-lo a atrair novos clientes em potencial. O truque aqui é conhecer profundamente seu personagem e destacar a maneira como apenas você e sua empresa poderá resolver seus maiores problemas. Portanto, o lead certamente fornecerá as informações de contato para obter as informações que você pode transmitir-lhes.
6 Storytelling
Contar histórias pode ser um método para fazer as pessoas ouvirem, construir laços e fortalecer conexões. Isso ajuda sua marca a ser mais visível para seus clientes e ainda pode comunicar os valores de sua empresa, especialmente porque essa abordagem não se concentra tanto nos produtos.
Portanto, storytelling pode ser usado em diversos formatos, como textos, fotografias e podcasts. No entanto, é por meio de vídeos que essa técnica normalmente produz os melhores resultados. O formato pode ser compartilhado e usado com diversas fontes (como edição, efeitos sonoros e visuais) para criar história da melhor maneira possível.