Muitas empresas acabam recorrendo a contratação de atletas, ou para formar um time com o seu sobrenome, ou para serem embaixadores de alguma ação que venham a desenvolver.
Esta é uma saída que pode ser muito interessante.
Peço que se recordem do conceito que passei sobre como combater o AMBUSH MARKETING. Nesta solução, este conceito, se torna muito mais forte.
Para que tenhamos a identificação de um atleta com uma marca, será necessário ou anos de investimento num mesmo esporte, o vôlei é um destes casos, ou uma super ação de marketing, mas que seja pertinente.
Sei que estamos aqui falando com pessoas que são muito esclarecidas, e por isso muito capazes de escolherem quem representará sua marca na mídia. Certamente que os feitos esportivos terão 80% da influência na decisão dos nomes. Mas, antes de bater o martelo, converse um pouco com o ou a atleta. Entenda sua formação, seus valores pessoais, sua origem.
Como disse, não é isso que vai alterar a sua decisão se vai ou não contratar, mas certamente, algum caminho irá aparecer ou para desenvolver uma ação ou para não expor seu atleta em uma situação de saia justa. Nos dias de hoje, estas situações são cada vez mais tensas. Pesquise direitinho.
Se for compor um time, leve em conta a diversidade. E quando digo isto, não deixe de levantar a possibilidade deste time contar com atletas Paralímpicos, onde o risco de não acertar é muito pequeno.
Eu cheguei a acompanhar os atletas Paralímpicos, do Brasil no PARAPAN de TORONTO 2015. Que experiência sensacional. Pena que nossos milhares de atletas destes esportes, não tenham nenhuma relevância para a imprensa por exemplo. Neste mesmo evento, voltando ao Brasil, no avião que me transportou de volta, havia mais de 50 medalhistas naquele voo, e nenhum repórter a espera da delegação.
Se a ideia for formar um time pense nos Paralímpicos.
Mas faça o mesmo processo de entrevistar e entender com quem você vai conviver. É muito importante.
Antes de constituir seu time de atletas, ou mesmo se for contratar um ou dois, verifique se estarão compondo outros times, ou mesmo se serão protagonistas de alguma marca. Lembre-se, os seus concorrentes não são só as empresas que atuam no seu segmento.
Neste caso, são também aquelas que contratam atletas para suas campanhas de produto ou institucionais e de algum modo estão patrocinando algum tipo de ação. Digo isto pois, é comum vermos durante estes períodos de grandes eventos, algumas campanhas estreladas pelo mesmo atleta.
E isto, na verdade acaba não contribuindo para que as marcas ou produtos anunciados tenham a relevância que deveriam ou poderiam ter, após estas ações serem realizadas.
Uma última recomendação.
Use muito estes contratados para desenvolver um endomarketing muito forte. Quem não gosta de tirar uma foto com um medalhista olímpico. Traga-os para sua empresa; convide-os para palestrar. Pegue depoimentos. Enfim, estas ações têm muita importância no engajamento dos colaboradores de sua empresa. Além disso, ajudam demais a dar visibilidade para quem importa.
Atletas em geral são um exemplo maravilhoso de valores que toda empresa persegue.
Espero ter contribuído.
Tenha isso sempre em mente: nunca faça escolhas em cima dos conceitos gosto, não gosto.
Estude.
Pesquise.
Trace cenários para tentar antecipar o lugar onde você deseja chegar.
Saudações esportivas