O atual cenário da comunicação no Brasil e no mundo é cada vez mais caótico, sedutor e alucinante. Dessa forma, como uma resposta à esse fenômeno, ações mercadológicas que provoquem sensações para a retenção da mensagem têm sido cada vez mais frequentes.
A conexão emocional entre marcas e pessoas é um dos grandes desafios do marketing contemporâneo.
Este movimento provocou um aumento significativos das verbas direcionadas às ações de interação direta com o público como as ativações e eventos. Mas são necessárias operações complexas que envolvem a tecnologia digital, para atrair através da internet, e a logística territorial, no caso das ações de campo e eventos.
Um aspecto relevante nesse processo é a atenção e memória do público. Elas são cada vez menores e, assim, o tão sonhado engajamento distancia-se das marcas.
Os especialistas em marketing têm apostado na integração destas ações, com presença em todos os canais. Assim, o intuito é fazer com que estas iniciativas tenham o resultado esperado.
Eu já havia explanado a minha visão sobre este fenômeno em 2017, no prefácio intitulado “A batalha pela atenção” no Anuário Brasileiro de Live Marketing.
A consolidação desta tendência levou as grandes corporações a criarem departamentos e gerencias especificas para o planejamento e execução destas estratégias.
Além disso, os investimentos vão além das ações criativas que chegam ao consumidor. Um bom exemplo é a utilização da IA para mapear a jornada do shopper e do CX individualizado e adaptável para a tão sonhada retenção de longo prazo.
O índice Promoview de 2023 demonstra que o volume de investimentos nesse segmento cresceu próximo dos 200% após a pandemia em relação a 2019, atingindo a marca de R$ 100 bilhões em investimentos.
Esta coluna da nova fase da Promoview vai oferecer a comunidade do live marketing artigos de profissionais de todas as vertentes do multifacetado mercado de ativações de marca, apresentando as tendências e as possibilidades de utilização de ativações e patrocínios em um processo multidimensional e holístico tendo como objetivo:
- Aprofundar a visão sobre a relação estratégica das marcas e as ações de Live Marketing;
- Analisar como e porque as marcas podem realizar ativações e patrocínios;
- Conhecer e entender as definições de ativação de marca e patrocínios;
- Aprofundar conhecimentos sobre quais são os formatos mais relevantes e as suas razões estratégicas;
- Entender a origem dos eventos presenciais e a história das ativações e patrocínios;
- Entender os desafios dos eventos presenciais no contexto pós pandemia;
- Conhecer as principais diferenças entre eventos B2B e B2C e quais as implicações estratégicas.
Como esta iniciativa da Promoview esperamos que o conteúdo formado por estes artigos e postagens contribuam para o seu desenvolvimento e debate sobre as questões que envolvem os criadores e produtores de ações para experiência de marca com as pessoas.