Estratégias

A estratégia por trás das lojas personalizadas do OXXO

Camila Assis, Head de marketing e comunicação externa da marca, revela os objetivos das parcerias e impactos do projeto

Os mercados já começaram a pendurar os varais com ovos de páscoa. Também dando inicio às comemorações, a rede de marcados OXXO e a Arcor apresentam uma nova collab em forma de loja emblemática na cidade de Campinas. Com o tema “O Gigante dos Chocolates” a fachada traz o chocolate Block como destaque.

“Por meio do projeto de lojas emblemáticas, entendemos que as parcerias com a indústria fazem parte da atuação de OXXO no país e podem ser trabalhadas de maneira colaborativa, desde a concepção até a execução no ponto de venda”, comenta Camila Assis, head de marketing e comunicação externa do Grupo Nós. “A jornada do consumidor no ambiente físico é crucial para isso, especialmente em um mercado tão competitivo, em que precisamos nos diferenciar com inovações“, acrescenta.

A estratégia de flagship é algo frequente para a marca, que enxerga na estratégia uma forma criativa de atrair e se aproximar de seus consumidores por meio de ambientes imersivos e variados.

Estratégia de loja emblemática da OXXO em parceria com a Arcor
Loja emblemática da OXXO em parceria com a Arcor para a Páscoa. Foto: Divulgação

A primeira loja emblemática

A rede é originária do México, onde a prática de flaghships temáticas são comuns e costumam trazer grandes retornos. No idioma, a estratégia é chamada de “tiendas insignias”, originando o termo “loja emblemática”. Ao todo, já foram realizados mais de 160 projetos em parcerias com diversas marcas.

Enquanto isso, no Brasil, o modelo começou no Natal de 2023 com a transformação de duas lojas em Campinas e Guarulhos. A parceria com a Bauducco teve sucesso imediato e, hoje, a estratégia já soma mais de 20 ações, incluindo collabs com Rexonna e Red Bull.

Em sua grande maioria, os planejamentos foram ligados a datas sazonais, como Natal, Carnaval e Festas Juninas ou Páscoa, mas também já estiveram relacionados ao lançamento de produtos e eventos. Segundo a profissional, “não existe uma regra em relação a isso, o que vale é oferecer a melhor experiência de compra para os consumidores”.

Parceira Oxxo e Bauducco no natal de 2023. Foto: Divulgação

Uma vitrine expositiva

Para a marca, a iniciativa é uma estratégia de incremento de receita que transforma os pontos de vendas em uma experiência imersiva. Em outros termos, a parceria com a indústria varejista funciona como ações de retail media, onde as lojas se tornam plataformas vivas para conexão entre marcas e consumidores.

“Ao tematizar a fachada e ambientação interna por um período determinado, criamos uma experiência sensorial única, fortalecendo o vínculo emocional com nossos clientes. Além da estética, essa abordagem impulsiona a experimentação de novos produtos e ativações”

Camila Assis, Head de marketing e comunicação externa do OXXO

O projeto tem como principal objetivo o fortalecimento da marca, geração de awareness imensurável para as marcas parceiras e a criação de uma conexão genuína com os consumidores. “Muito além do impacto visual, as lojas emblemáticas transformam o ponto de venda em uma plataforma estratégica para construção de marca, proporcionando experiências memoráveis que impulsionam engajamento e fidelização”, diz a Head.

“Todas as lojas que receberam esse formato tiveram crescimento na venda total da loja gerado pelo aumento de fluxo e dos itens da indústria parceira na média de 2 dígitos, com aumento no ticket médio do produto na loja implementada e incremento de fluxo na loja. Além de negócio, o projeto trabalha e gera awareness expressivo das marcas em collab com OXXO. O impacto vai além da loja física, potencializado por conteúdos criativos desenvolvidos em parceria”, adiciona.

Detalhes de cenografia

Já que o objeto do projeto é criar uma loja que desperte curiosidade e engajamento, a criatividade está liberada! As escolhas obviamente envolvem aspectos estratégicos, como localização em esquinas ou avenidas de alto tráfego, mas o foco realmente é fazer com que a unidade se torne um forte ícone dentro da rede.

“Selecionamos opções estratégicas para a indústria e, a partir delas, a marca escolhe a loja que melhor se conecta com sua proposta. A comunicação visual e a ambientação interna são totalmente adaptadas para criar um impacto imediato e uma experiência imersiva. Garantindo que, ao avistar a loja, o cliente já sinta a identidade da marca de forma autêntica e envolvente”, elucida Camila Assis.

“É fundamental, no entanto, que o logo do OXXO seja sempre resguardado, mantendo a essência e a imagem da marca. Dessa forma, garantimos que a experiência seja inovadora e memorável, sem perder a identidade visual que torna o OXXO reconhecido pelos consumidores”.

Escolha de parcerias

Por seus números expressivos, o projeto tem demonstrado um retorno positivo, tanto na aceitação dos clientes quanto no fortalecimento das parcerias. Dessa forma, as marcas também ficam de olho nas oportunidades geradas pela estratégia.

“Podemos dizer que é um interesse mútuo. Isso faz com que não apenas a OXXO busque novas ativações, mas também a própria indústria procure ativamente oportunidades para estar presente nessas lojas emblemáticas. As indústrias percebem os benefícios, que vão desde o impacto nas vendas até o reconhecimento e a proximidade com o consumidor”, revela.

Planos de expansão

De acordo com a Head, o maior desafio da marca é continuar inovando e superando as expectativas com os novos projetos. “Acreditamos que sempre há espaço para evolução e, por isso, buscamos constantemente novas formas de surpreender o consumidor e fortalecer as marcas parceiras. As parcerias com a indústria são parte fundamental do nosso planejamento, permitindo que cada nova ativação seja ainda mais impactante, criativa e memorável”, finaliza.

Beatriz Maxima Repórter
Repórter
Formada em Jornalismo pela Unesp e Pós-graduanda em Jornalismo Cultural e de Entretenimento, possui mais de cinco anos de experiência em produção de conteúdo.