A Score Retail, medindo as expectativas dos brasileiros nas datas mais importantes do varejo, em parceria com a Hibou – empresa de pesquisa e insights de mercado, comportamento e consumo – entrevistou 1640 pessoas para o levantamento do Pulso de Dia das Crianças. O estudo revelou que, para os brasileiros a data não é tão comemorativa em termos de passeios e 2 em cada 10 pessoas não vão festejar a ocasião, um feriado prolongado que será aproveitado por 31%.
No feriado do Dia das Crianças, 28% dos responsáveis dizem que será apenas mais um dia normal sem atividades específicas. Por outro lado, 8% decidiram ficar em casa e se divertir com os pequenos, e 5% pretendem ir ao parque e outros lugares. Por último, há 24% ainda indecisos. Devido a isso, deduz-se que as telas, os streamings e os jogos devem brilhar no período.
Com foco nos meios de comunicação a serem consumidos, o estudo perguntou “quais você acredita que as crianças da sua rede de contato mais acessam?” e o ranking dos 5 primeiros é formado por Youtube (58%); Tik Tok (51%); Netflix (42%); Whatsapp (38%) e Disney+ (35%).
“Percebemos que tanto as tradições de presentes ou comemorações são mantidas para a grande parte dos brasileiros. As plataformas de streamings, canais digitais e TV aberta também fazem parte da agenda e programação dos feriados, e 77% afirmam que a TV ficará ligada“, disse Ligia Mello, coordenadora da pesquisa e sócia da Hibou.
“Além disso, é preciso que o mercado se atente às tendências que surgem no entretenimento, uma vez que a grande preferência das crianças é por produtos que ilustram seus ídolos do momento”, acrescentou.
Personagens e produtos licenciados
É de conhecimento geral que a internet e seus influencers fazem parte da vida das crianças. Por conta disso, há maior investimento em marketing para esses dois segmentos e surgem mais e mais produtos no mercado. Dessa forma, o Pulso destaca que, segundo os responsáveis, 45% das crianças conhecem, se relacionam ou seguem algum influencer ou celebridade; enquanto 18% disseram que a criança não tem esse costume e 38% não souberam dizer.
Lucas Neto – 22%,
Felipe Neto – 15%;
Maria Clara e JP – 3%;
Enaldinho, Luluca, Virginia, Xuxa, Jogadores de Futebol, Larissa Manoela, Neymar, Brancoala, Cantores e Gamers, ficaram com 2%, cada.
“Os produtos licenciados são feitos para gerar ainda mais proximidade e acabam saindo em disparada como os preferidos na hora de escolher o presente. Vemos isso nas datas especiais do varejo e também nos gifts distribuídos em restaurantes fast-food. Personagens remetem lembranças, os atuais ganham o público infantil e jovem e os antigos que trazem aquele ar vintage conquistam os mais velhos. Apostar em licenciados sempre é uma escolha certa para as marcas que procuram como atrair o público nessas datas.” detalha Fabricio Natoli, VP de estratégia da Score Group.
Ao serem perguntados se produtos licenciados costumam entrar na lista dos presentes, os responsáveis responderam que:
50% – Sim, eles sempre dão preferências aos produtos de personagens preferidos;
34% – Às vezes, pois depende do produto e personagem;
4% – Raramente e, no máximo, resultam em ser um critério de desempate na hora da escolha;
12% – Não fazem questão que sejam produtos licenciados
Sempre uma trend, mas nem toda
Já sobre os personagens adorados pelas crianças, há influências tanto das telinhas quanto das redes sociais. O longa-metragem Barbie, lançado em Julho, a posicionou em primeiro lugar com 9%. A personagem é seguida de perto, com 8%, por outro clássico: o Homem-Aranha, também com a produção Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, estreada em Agosto. Já a Patrulha Canina, também com 8%, já é um queridinho dos pequenos e está na mídia anunciando lançamento para Outubro. Além do trio, outros 17 personagens também foram citados.
Presente para além do brinquedo
De maneira geral, os brinquedos ainda estão no topo da lista, com 40% da escolha dos brasileiros.
Vestuário, 27%;
Jogos educativos, 25%;
Passeios (Parques e exposições), 22%;
Livros, 20%;
Kit de montar, 19%;
Games, 17%;
Eletrônicos, 16%;
Calçados, 16%;
Jogos de tabuleiro, 14%;
Ideias para DIY ou faça você mesmo, 12%.
Cultura e indulgência
Também tem aqueles que preferem presentear com passeios culturais ou um liberar um pouquinho de “indulgência” que combinam com o Dia das Crianças. Cinemas, guloseimas e outros tópicos estão nas sugestões.
54% – Passeio no shopping com cinema e pipoca;
37% – Ida a um fast food;
24% – Café da manhã especial;
16% – Kit de doces;
11% – Kit de chocolates;
8% – Kit de produtos de higiene ou beleza infantil.
E o bolso?
Para a data, também há contenção de gastos e apenas 2% vão gastar mais por analisarem a situação como melhor. Por outro lado, 45% disseram estarem mais apertados este ano e pretendem gastar menos e 31% está igual aos anos anteriores. Já 14% afirmam estarem mais apertados, mas pretendem manter a tradição da data; 8%, se sentem melhores financeiramente, mas preferem manter os hábitos.
Ticket médio em até R$250
A previsão de gastos se mantém como nas datas comemorativas anteriores, por exemplo, o Dia das Mães. Porém, ao comparar com 2022, houve uma queda de 4% na pretensão de gastos de até R$250 para a data, e em 2023, 78% afirmam que vão gastar este mesmo valor no Dia das Crianças. Os demais valores foram:
De R$250 a R$500 – 16%
De R$501 a R$1.000 – 3%
Mais de R$1.000 – 2%
Metodologia
O Pulso de Dia das Crianças 2023 foi feito pela Score Retail em parceria com a Hibou, em Setembro de 2023. A abordagem digital aconteceu com 1640 pessoas nos Estados SAO/POA/BHZ/RIO/SSA/CWB/BSB/REC/MAO/ABS. Os respondentes se declararam como 56% feminino, e 44% masculino. Na pesquisa também são levantadas informações básicas sobre renda familiar, que resultaram no seguinte cenário: A++, 2%; A+, 4%; B1, 15%, B2, 21%; C1, 21%; C2, 12%; DE, 5% e N/A, 19%. O resultado apresenta 2,4% de margem de erro.
Fotos: Divulgação