A pesquisa Pulso, realizada pela Score, empresa de datal retail e shopper experience da B&Partners.co e pelo Grupo Hibou fez um levantamento de dados de oito Estados brasileiros em relação à expectativa de comportamento dos consumidores com o objetivo de ajudar as estratégias comerciais dos varejistas para o Natal de 2022.
No período de 26 a 29 de novembro, o Pulso ouviu 1.824 pessoas das cidades de São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Brasília, Recife e Manaus.
Entre os entrevistados, 50% revelaram que pretendem dar presentes de Natal, 25% nos valores entre 250 e 500 reais, 34% vão pagar com cartão de crédito parcelado, 46% vão comprar em lojas de rua e 45% pela internet.
“Entendendo-o clima de consumo na data mais importante do varejo é possível prevermos algumas ações para o próximo ano. Um dado que nos chama atenção é que 73% dos consumidores entrevistados apostam que 2023 será um ano melhor que 2022. Isso indica um consumidor esperançoso em relação a economia e naturalmente ao consumo e experiência com as marcas”, destaca Ana Letycia, Head de planejamento da Score Group.
Na lista de presentes mais desejados, roupas ocupam a liderança com 14,5%, deixando celulares como segunda opção em 6,8% das situações.
Pais, filhos e cônjuges são o principal público a receber presentes, deixando sogros com 16% e pets com 15%.
O estudo ainda revelou que a afinidade com os valores da marca influencia a decisão de compra de 57% dos participantes, com a diversidade e inclusão sendo um fator determinante para 50% dos consumidores.
Enquanto 11% pretendem sair às compras com só uma semana de antecedência, os prazos de entrega das lojas on-line são uma preocupação para 61% das pessoas ouvidas. Por outro lado, isso não é uma preocupação para os 30% de consumidores que se anteciparam para aproveitar as promoções da Black Friday que responderam à pesquisa.
No caso das principais plataformas de vendas digitais, Mercado Livre tem 53% de preferência, redes de varejo 100% digitais como Submarino e Amazon têm 52%, sites de redes de varejo de shopping como Fast Shop, Ponto Frio e Americanas são a escolha para 42% e marketplaces do tipo Shopee, Shein e Aliexpress são os favoritos de 26%.
Canais proprietários das marcas também se destacaram nas escolhas dos consumidores, uma vez que 24% utilizarão o site, 9% as redes sociais e 9% o WhatsApp da loja.
Para 22% dos entrevistados a mudança mais importante que aconteceu entre o Natal de 2021 e o deste ano é poder reencontrar a família ao vivo e passar as festas com esperança de um futuro melhor. Além disso, 73% esperam que 2023 seja melhor que 2022.
O Pulso completo pode ser conferido no site da Score Group.
Destaques
- 50% pretendem dar presentes
- 46% das compras serão feitas em lojas de rua, 41% no shopping e 45% pela internet com entrega
- Principais plataformas de vendas: 53% Mercado Livre, 52% sites de redes de varejo 100% digitais, 42% em sites de redes de varejo de shopping , 26% em marketplaces, 24% no site da marca, 9% pelo whatsapp da loja, 9% pelas redes sociais da marca e 4% por meio dos anúncios e posts da marca nas redes socia
- Prazos de compras online (61%) e afinidade com os valores das marcas (57%) são as maiores preocupações do consumidor.
- 50% preferem comprar de marcas que se preocupam com diversidade e inclusão.
- 55% vão comprar de pequenos comércios para ajudar a recuperação da economia
- 25% pretendem gastar de R$ 250 a R$500 no presente
- 27% pretendem gastar de R$ 250 a R$500 com decoração, alimentação e bebidas nas comemorações de Natal
- 15% pretendem comprar presente para os pets
Lista de presentes mais desejados
- Roupas (14,5%) – em 2021 foi de 69%
- celulares (6,8%)
- 30% compraram presentes de Natal Na Black Friday
- 43% roupas
- 28% perfumes e cosméticos
- 27% calçados
Confira a íntegra da pesquisa: