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Os Sentidos na Comunicação

Neste mundo virtual e real da comunicação sensorial, interagimos direta e indiretamente com o chamado mundo interativo que em todas as situações os sentidos estão presentes.


Os sentidos são características subjetivas que contribuem para qualificar e estimular a percepção do ser humano com o mundo que nos rodeia. 

Visão – Audição – Paladar – Olfato e Tato. 

Os cinco sentidos são os responsáveis pela captação de informações que garantem a percepção e sobrevivência ambiental, possibilitando a qualidade essencial para a vida. 

Os sentidos são ferramentas fisiológicas de informação, ligadas diretamente as nossas atividades analíticas e sensoriais, como emoções, memórias relacionamentos, comportamentos sociais e profissionais.  

A função dos sentidos é produzir e racionalizar estímulos sensoriais, responsáveis pelo estímulo e qualificação cerebral, na interação e responsabilidade e importância de cada sentido. 

Mais do que isso, é uma interação emocional nas experiências mercadológicas através dos seus estímulos mercadológicos. 

A proposta deste artigo é qualificar cada sentido na sua importância cognitiva com o marketing sensorial, mesmo considerando, que cada um deles é auto-explicativo na sua qualidade básica.

Antes de entrar no mérito individual de cada sentido, no Mkt sensorial, devo acrescentar que a importância de cada sentido é equivalente todas as suas características, todos são importantes, ainda que o sentido da visão seja reconhecido como um dos mais importantes, considerando que a visão nos conecta racionalmente com o mundo, através da utilização dos outros sentidos.

Para não fugir à linha mercadológica dos meus artigos ressalto a importância do sentido da Visão no Marketing. 

Quando nos referimos à importância da visão no marketing, não estamos falando somente da comunicação visual, na sua identidade e relação com as cores, estamos falando da visão estratégica, a visão 

que nos permite olhar que nos rodeia, a visão que nos permite a interação relacional, o mundo, os objetos, a complementação dos outros sentidos, a visão analítica. 

Falando em visão analítica não podemos esquecer a percepção, que na realidade é também uma simbiose dos sentidos, através de uma relação cognitiva com todos os sentidos, com a comunicação, nas suas diversas ferramentas e formas. 

Marketing, publicidade, artes, sons e sabores, todos proporcionando e estimulando a capacidade de entender, de sentir e visualizar o mundo que nos rodeia de uma forma holística.   

Neste mundo virtual e real da comunicação sensorial, interagimos direta e indiretamente com o chamado mundo interativo que em todas as situações os sentidos estão presentes.

Tocar, sentir, ver, cheirar, saborear, sistemas sensoriais que têm como objetivo estimular relacionamentos emocionais.

Um mundo de marcas e produtos. Um mundo que nos aproxima, e nos diferencia, traduzindo sentimentos e percepções. Um mundo subliminar, auxiliando e influenciando no presente apelos e comportamentos sociais, emoções, fidelização e memórias sensoriais, incorporadas às nossas expectativas de prazer e benefício.