Os sentidos são características subjetivas que contribuem para qualificar e estimular a percepção do ser humano com o mundo que nos rodeia.
Visão – Audição – Paladar – Olfato e Tato.
Os cinco sentidos são os responsáveis pela captação de informações que garantem a percepção e sobrevivência ambiental, possibilitando a qualidade essencial para a vida.
Os sentidos são ferramentas fisiológicas de informação, ligadas diretamente as nossas atividades analíticas e sensoriais, como emoções, memórias relacionamentos, comportamentos sociais e profissionais.
Mais do que isso, é uma interação emocional nas experiências mercadológicas através dos seus estímulos mercadológicos.
A proposta deste artigo é qualificar cada sentido na sua importância cognitiva com o marketing sensorial, mesmo considerando, que cada um deles é auto-explicativo na sua qualidade básica.
Antes de entrar no mérito individual de cada sentido, no Mkt sensorial, devo acrescentar que a importância de cada sentido é equivalente todas as suas características, todos são importantes, ainda que o sentido da visão seja reconhecido como um dos mais importantes, considerando que a visão nos conecta racionalmente com o mundo, através da utilização dos outros sentidos.
Para não fugir à linha mercadológica dos meus artigos ressalto a importância do sentido da Visão no Marketing.
Quando nos referimos à importância da visão no marketing, não estamos falando somente da comunicação visual, na sua identidade e relação com as cores, estamos falando da visão estratégica, a visão
que nos permite olhar que nos rodeia, a visão que nos permite a interação relacional, o mundo, os objetos, a complementação dos outros sentidos, a visão analítica.
Falando em visão analítica não podemos esquecer a percepção, que na realidade é também uma simbiose dos sentidos, através de uma relação cognitiva com todos os sentidos, com a comunicação, nas suas diversas ferramentas e formas.
Marketing, publicidade, artes, sons e sabores, todos proporcionando e estimulando a capacidade de entender, de sentir e visualizar o mundo que nos rodeia de uma forma holística.
Neste mundo virtual e real da comunicação sensorial, interagimos direta e indiretamente com o chamado mundo interativo que em todas as situações os sentidos estão presentes.
Tocar, sentir, ver, cheirar, saborear, sistemas sensoriais que têm como objetivo estimular relacionamentos emocionais.
Um mundo de marcas e produtos. Um mundo que nos aproxima, e nos diferencia, traduzindo sentimentos e percepções. Um mundo subliminar, auxiliando e influenciando no presente apelos e comportamentos sociais, emoções, fidelização e memórias sensoriais, incorporadas às nossas expectativas de prazer e benefício.