Adiamento. Esta é a palavra mais ouvida nas últimas semanas por empresários, produtores e atendimentos de agências e fornecedores especializados nas ações de brand experience e ativações de marca onde o fator fundamental para que aconteçam é o contato humano.
Mas o clima de urgência que assola o governo e a economia não é motivo de grande preocupação para os gestores do nosso mercado. O grande impacto fica mesmo por conta da situação inédita.
Nunca houve uma série global de cancelamentos como a que ocorre neste momento. Isso se deve, principalmente, à importância que os eventos assumiram nas estratégias das empresas.
“A notícia ganha relevância porque os eventos têm hoje uma importância muito grande no mundo corporativo.”, lembra um empresário da área de tecnologia aplicada às ações do setor.
No epicentro da pandemia, gestores e empresários do segmento de brand experience compartilham o momento e o impacto em seus negócios. Promoview foi ouvi-los e registrou a impressão de profissionais das principais áreas do multifacetado universo que existe para realização de eventos corporativos e ativações de marcas. Para o leitor ter uma ideia, em alguns casos uma única produção pode reunir mais de 50 fornecedores distintos no que diz respeito as suas funções.
As opiniões em sua maioria são otimistas. Apesar de estimarem quedas de faturamento na ordem de 40% nos próximos meses, os empresário afirmam que toda esta demanda será transferida para o segundo semestre e realinham o planejamento de suas estruturas.
Compensação de banco de horas, férias e corte das despesas estão entre as medidas a serem tomadas.
Mas a preocupação fundamental, consenso geral entre os entrevistados, é com as pessoas.
Para Ricardo Franken, CCO da Integer, o problema não é só o cancelamento dos eventos imediatos. “Essa não é a nossa receita mais importante, o grande problema são os cancelamentos como Libertadores, Olimpíadas. Champions. Tem promoções ligadas a isso, ativações ligadas a isso, então é um ponto que preocupa a gente.”
A Integer trabalha também com a movimentação on-line que será gerada pelo aumento de pessoas nas suas casas. “Como uma das nossas principais atividades é o e-commerce, as pessoas vão ficar muito sem sair de casa, muitos às vezes em isolamento, em confinamento, às vezes saindo menos até por precaução, então é uma boa oportunidade pro e-commerce e estamos desenvolvendo algumas coisas.
Com relação às providências, Franken afirma que tudo está preparado. “Quanto a medidas que nós estamos tomando, qualquer pessoa que trabalhe e que sinta qualquer desconforto faça home office ou que solicite fazer home office também vai fazer, alguns já estão fazendo, os que são mais fáceis. A gente já deixou todos os computadores prontos para acessar a rede remotamente, então se for necessário toda equipe consegue trabalhar home office, e a gente tá se preparando também com orientações com o RH, orientação com as pessoas, comunicados sempre com os cuidados, sintomas tudo isso. Então é difícil qualquer outra coisa falar que o negócio tá fervilhando e só está começando, tá chegando aqui, chegando nos EUA e… a gente não sabe aonde isso vai parar, só sabe que não vai ser bom.”
O CEO da GTM, o principal grupo do setor de cenografia, explica que as atenções concentram-se no cancelamento dos pagamentos, mesmo nas decisões que envolvem adiamento.
A preocupação com as pessoas é a principal também nos escritórios da Netza e da Circle Aceleradora, como explica Fabiana Schaeffer
“Somente nesta semana foram cinco eventos cancelados e é claro que vai comprometer o primeiro semestre. Mas isso já está precificado. Agora a missão é cuidar do nosso pessoal e por isso intensificamos a divulgação das ações básicas, aumento da limpeza das mesas e ambientes com álcool; manter as janelas abertas, promovendo a circulação de ar; incentivado as pessoas a utilizar álcool em gel e lenços descartáveis, disponíveis em diversos espaços do escritório; estimulado a lavagem das mãos com água e sabão além de todas recomendadas pelo governo brasileiro.”, declara Fabiana.
Fornecedores refazem planos
O mercado de empresas fornecedoras, que atende tanto as agências especializadas como os clientes finais enfrentam um percentual maior no número de adiamentos dos eventos.
Cada um a seu jeito, os empresários vão se adaptando de acordo com as contingências.
A conclusão é que o setor de live marketing, brand experience, marketing promocional enfrenta mais uma vez o estigma que o acompanha há décadas.
Em 2020, o mercado iniciou em um ritmo fortíssimo como não se via há muito tempo. A atividade, em si, passou a ser muito mais valorizada, o que era esperado por todos. Havia chegado a hora do protagonismo?
A pandemia veio para adiar este sonho por mais um tempo, que todos esperam seja o menor possível, especialmente para preservar a saúde das pessoas.