SXSW

SWSW reafirma o Metaverso

Qual a relação do SXSW com Metaverso? Saiba neste artigo

Pessoa segurando um celular com a logo do SXSW
Rafael Henrique/SOPA Images

O mês de Março, todos os canais de assuntos relacionados com marketing, comunicação, branding e inovação estão de olho no principal evento de inovação – na minha modesta opinião – que ocorre em Austin, nos EUA: o South by Southwest (SXSW).

Esse é um evento que, assim como a NRF dita as pautas das reuniões das grandes marcas ao longo do ano. Não poderia ser diferente que o tema Inteligência Artificial tenha sido o grande debate nos painéis e conversas de corredor, mas o Metaverso surgiu forte nesse evento.

Em 2022 o Metaverso surgiu como uma grande inovação. Diversas marcas entraram e faturaram alto, o mercado dessa tecnologia movimentou bilhões de dólares pelo mundo todo, porém, no Brasil o medo fez com que o Metaverso saísse dos debates, para algo passageiro, mesmo com números espetaculares ao longo do mundo.

Eu e a minha esposa, Maya Mattiazzo, chegamos a escrever um livro sobre o tema, pois a gente entendeu que essa era uma tecnologia e estratégia que as marcas deveriam usar; vimos o mercado de moda, construção civil, educação e automotivo entrar com tudo no Metaverso, apostando alto.

Estudamos muito o mercado e as tecnologias e criamos um material passo a passo para que qualquer marca, de qualquer tamanho, pudesse surfar essa onda.

No Brasil o Boticário foi uma marca que apostou nesse segmento, ao lado de outras como Itaú e Renner; fora do país, Nike, Gucci, Burberry e Vans também foram na onda, conquistaram milhares de clientes, geraram negócios, faturaram alto, isso sem contar com a percepção de marca inovadora que fica quando uma marca entra nessa onda.

Começa 2023 e a Inteligência Artificial entra em cena; o Metaverso é deixado de lado, até que o mercado descobre que ambas tecnologias podem andar juntas. O SXSW do ano passado, assim como a NRF abordaram o tema, claro, que a Inteligência Artificial era o tema do momento teve mais espaço, porém, agora, o Metaverso retoma o seu lugar de fala dentro das organizações.

O SWSX aborda temas como tecnologia, Inteligência Artificial, mundo do trabalho, negócios, música, entretenimento, educação e moda, e desses todos tem aderência ao Metaverso como falado acima, essa tecnologia / estratégia se encaixa em todos os campos.

Um tema que surgiu no SXSW e que tem um grande potencial para ser um dos temas mais abordados nos próximos meses no mercado é a computação espacial, o que pode ser o grande potencializado do Metaverso junto com a Inteligência Artificial, uma vez que os modelos de linguagem é uma das formas de usar a I.A, mas que com essa nova computação espacial, um ecossistema será construído e o Metaverso ganha protagonismo como sendo a plataforma de todo esse ecossistema.

O fato é que o Metaverso teve seu crescimento interrompido pelo crescimento da Inteligência Artificial, que veio como uma avalanche e tirou das pautas das empresas, veículos especializados e agências qualquer outra nova tecnologia, mas que, passada a euforia do tema, começou-se a pensar em outras maneiras da I.A trabalhar marcas e gerar negócios, sendo uma delas, o Metaverso.

O fato desse ser um importante tema sendo debatido no maior evento de inovação do mundo, acende uma luza amarela para nós; eu, não só pelo livro, estudo sobre o tema e ainda continuo a ofertar para os clientes com os quais eu trabalho, e se eu puder dar um pequeno conselho para você: faça o mesmo!