O Festival South by Southwest 2025 já começou. Previsto para durar até o dia 15 de março, o evento é um dos mais tradicionais para discutir pautas de inovação nos mais variados temas — mas há um outro ponto onde o SXSW 2025 já vem se destacando: suas ativações de marca.
Até agora, foram registradas mais de uma dezena de ativações, promovidas por empresas como Paramount, Itaú e Rivian. Isso, fora aquelas de empresas que, mesmo no primeiro dia, ainda não iniciaram todas as suas atrações. Confira a seguir as 10 principais ativações presentes no SXSW 2025.
(Quase) todas as ativações do SXSW 2025
SP House
Pela segunda vez, a SP House – projeto de inovação e incentivo ao empreendedorismo do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo – se faz presente no festival. Na edição de 2025 do SXSW, a marca traz ativações voltadas ao tema “global connections”, oferecendo uma programação extensa de eventos, transmissões ao vivo e palestras com convidados renomados. A casa terá a presença de speakers dos palcos principais do SXSW.
O Promoview já falou mais detalhadamente sobre as ações e ativações da SP House no SXSW 2025 aqui.
NASA House: Createspace
Falando em “House”, mas não a “SP”, a agência espacial dos Estados Unidos – NASA – transformou a sua biblioteca central em Austin, na qual os visitantes podem aprender fatos interessantes sobre o espaço de forma lúdica e interativa.
A mostra conta com todos os recursos, incluindo experiências sensoriais que servem como demonstrativos do longo histórico de descobertas da agência que, em setembro de 2025, deve seguir o calendário do Projeto Ártemis, com a segunda missão levando o homem de volta para a Lua.
Czech House
Realizada na cervejaria Stay Put, em Austin, esta ativação promove startups originadas na República Tcheca, em um evento mais livre das amarras corporativas, mas ainda assim, incentivando o networking em um ambiente de música ao vivo.
A ocasião contará com um roteiro simples, com o evento principal voltado para pitches de negócios, mas também recheado de apresentações culturais da nação localizada na Europa Central.
Globo
A emissora brasileira realizará seu tradicional evento no hotel Four Seasons, um dos mais concorridos da comunidade brasileira no SXSW. A programação inclui dicas do Upload da Globo, projeto colaborativo com foco em novatos no festival.
FX’s Alien: Earth
Ativações voltadas a séries sempre são um prato cheio em eventos como o SXSW 2025 — e Alien: Earth, nova produção da FX dentro da renomada série iniciada em 1979 por Ridley Scott – será uma das mais disputadas. A visitação à ativação tem restrição de dois dias, com estrutura ambientada no terror psicológico que promete permear a série.
Museu do Futuro de Dubai
O Museu de Dubai desembarca em Austin com uma estrutura pop-up lotada de aplicações em inteligência artificial (IA), dando nota para o seu aspecto futurista, além de levar uma barra de chocolate viral do TikTok e comida produzida com energia solar. A ideia é mostrar como a temática do “futurismo” pode inovar a nossa rotina por meio da adoção da tecnologia.
Australian House
Aproveitando-se do espaço do SXSW para realizar mais uma de suas ativações corporativas, a Australian House ambiciona apresentar o mercado tecnológico do país aos participantes do festival.
A ideia é mostrar como startups do país atuam em setores de interesses variados, como cinema, música e inovação. Essa ativação ainda conta com paineis de discussão e showcases de produtos.
Paramount+ Lodge
Ainda falando sobre séries, a experiência The Lodge, da Paramount+, vai se concentrar em produções como Yellowjackets e 1923, além do filme Gladiador II. Já consolidada no festival, a ativação promete envolver os fãs do catálogo da marca.
Prime Video
Celebrando produções protagonizadas por mulheres, como o filme de abertura Another Simple Favor, a ativação terá drinks temáticos, oficinas de pulseiras da amizade e experiências imersivas em um ambiente relaxante.
Rivian
Umadas patrocinadoras master do SXSW 2025, a montadora americana de carros elétricos tem uma das ativações mais interessantes, oferecendo test drives exclusivos, salões para recarga de dispositivos e, finalmente, uma imersão sonora em parceria com a Dolby Atmos. O destaque fica para a “Electric Roadhouse”, que exibe carros da marca, além de palestras e shows.
German Haus
Eventos de networking ditarão o ritmo da German Haus, o principal pólo de incentivo das relações alemãs com os participantes das ativações do SXSW 2025. Aqui, o visitante terá acesso a um programa completo de apresentação de empresas, soluções e produtos da nação bávara, dentro de um ambiente de intercâmbio profissional dedicado à obtenção de novos negócios.
JBL
A empresa de dispositivos de áudio e tecnologia JBL abrirá uma loja pop-up com seus principais lançamentos, shows ao vivo, brindes e interação com artistas. Em parceria com a revista Rolling Stone, a empresa também apresentará o showcase “Future of Music” e shows variados na Universidade do Texas.
The Whataburger Museum of Art at SXSW
A rede de fast food levará o seu museu virtual ao SXSW 2025, em uma das ativações mais (literalmente) palatáveis do SXSW 2025. A estrutura terá o formato de uma galeria de arte física com mais de 200 obras de fãs. Logicamente, a experiência também inclui hambúrgueres típicos da marca.
IBM
A gigante da tecnologia computacional, IBM, estará presente ao SXSW 2025 para promover a “Watson X”, a sua plataforma de inteligência artificial (IA) generativa de caráter comercial. O produto oferece uma série de benefícios, como armazenamento inteligente de dados na nuvem, suíte de aplicativos de IA, suporte a múltiplos modelos amplos de linguagem (LLMs) e processamento de dados em larga escala.
Executivos da empresa estarão acompanhados de “evangelistas” (pessoas a serviço de uma marca, que se especializam naquele assunto mais específico) para discutirem os avanços da tecnologia generativa e como ela pode ajudar negócios e empresas de todos os tamanhos.
New York City Pop Up Grocer
Embora esta ativação não seja especificamente ligada ao SXSW 2025, ela é a que terá maior duração, atendendo ao público dentro e fora do festival desde seu primeiro dia (7). Na prática, a mercearia nova iorquina levará “mais de 400 produtos de mais de 100 marcas” entre alimentos e outrasbenesses encontradas em lojas de compra de mercado.
Criterion Collection Closet
A Criterion Collection não é muito famosa no Brasil, mas é uma das empresas mais importantes na distribuição e licenciamento de clássicos do cinema nos EUA. Baseada em Nova York, sua participação nas ativações do SXSW 2025 marca a primeira vez que a empresa sai da sua terra natal.
No festival, a distribuidora levará mais de 1000 títulos para o público gravar seu próprio “Closet Picks” — ou seja, a sua própria curadoria de filmes preferidos. Como brinde, os participantes ganharão uma polaroid, uma tote bag e descontos exclusivos.
Está curtindo o SXSW 2025 e suas ativações? Quais delas você já conferiu de perto? Falando em conferir, não deixe de acompanhar a cobertura especial do evento aqui no Promoview! Clique aqui para ficar por dentro de tudo!