O Dossiê de Assassinatos e Violências Contra Travestis e Transexuais Brasileiras de 2024 já está disponível. Mesmo com o número de homicídios 16% menor que em 2023, o Brasil ainda se mantem na primeira posição do ranking global de países que mais matam pessoas trans no mundo.
Neste contexto, o Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado anualmente no dia 29 de janeiro, vem com o objetivo de combater a violência e a descriminação, celebrando a existência e o orgulho da comunidade dentro do movimento LGBTQIAP+.
Buscando amplificar as ações voltadas para o tema, muitas marcas usaram suas plataformas para levantar debates e colocar luz sobre a importância da discussão. Relembre, abaixo, algumas das campanhas que trouxeram visibilidade ao tema e ao Dia da Visibilidade Trans:
Lola Cosmetics
Lola Cosmetics foi a primeira marca nacional a convidar uma pessoa trans para estrelar uma campanha lá em 2015. A garota propaganda da linha oH!Maria foi Maria Clara Araújo, atual pedagoga e afrotransfeminista, que ficou conhecida por ser ativista e lutar pelos direitos dos transexuais e liberdade de gênero.
Mercado Livre
Em 2022 o Mercado Livre realizou a campanha “Passos para Visibilidade”, atrelada à plataforma de diversidade e inclusão da companhia. A iniciativa chama atenção para o assunto por meio do voguing, celebrando a cultura trans e a arte da dança. O manifesto utilizado como base para o filme foi assinado por Luh Maza, roteirista trans e negra, e a coreografia por Zaila Barbosa, bailarina trans.
Amstel
Também no ano de 2022, a Amstel iniciou a ação “Me chame pelo meu nome”, que facilita o processo de retificação de nome de pessoas transexuais e busca incentivar a liberdade das pessoas serem oficialmente quem elas quiserem, até em seus documentos oficiais.
Por conta do sucesso, a ação foi ampliada em 2023, também viabilizando o acolhimento social durante a feira, com o objetivo de aumentar a rede de apoio e a disseminação de informações para quem estivesse interessado no processo.
Doritos
DORITOS, em parceria com a ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) e a TODXS, também realizou uma ação voltada para a retificação de nomes de pessoas trans e travestis. A campanha foi lançada no Dia Nacional da Visibilidade Trans de 2023 e teve como intuito fornecer o benefício para aproximadamente 700 pessoas no Brasil.
Além disso, a marca realizou uma ação em dois pontos da cidade de São Paulo, convidando o público a assinar a petição por uma diagramação mais inclusiva no novo RG. Segundo a ANTRA, a mudança era excludente para pessoas trans e travestis, principalmente aquelas que ainda não tiveram condições ou que enfrentam dificuldades no processo de retificação de nome no país, além de aumentar o risco de serem vítimas de violência ao apresentar um documento com esses marcadores, que muitas das vezes não as representa.
Shell
A Shell, por intermédio da campanha de mídia em formato da série “De Causo em Causo”, revelou histórias inspiradoras que se escondem por trás dos volantes dos caminhões. A estrela do segundo episódio foi a Afrodite, caminhoneira trans que vive nas estradas uma jornada de autoconhecimento e descoberta.