*por Bel Curado Gerente de Parcerias de Produtos do Google
Nos últimos dois anos, todos nós vimos mudar o modo como realizamos atividades cotidianas. Desde novas formas de trabalhar, estudar, se locomover, organizar a vida financeira, cuidar da saúde mental e, claro, a forma como consumimos informação.
Leia também: NFT: O novo filão para o mercado de luxo e ostentação
Agilidade, interatividade, movimento, imagens, vídeos e novos formatos foram surgindo transformando o modo como uma história pode ser contada até chegar à sua audiência.
No Google, desenvolvemos produtos, programas e parcerias com o objetivo de contribuir para um futuro sustentável para o jornalismo. Por isso no ano passado lançamos um novo projeto de colaboração e treinamento para veículos jornalísticos digitais da América Latina, chamado Storytelling Innovation Program. Por meio dessa iniciativa, 70 grupos de mídia digitais da região foram introduzidos a um novo formato chamado Web Stories.
Web-Stories oferece um formato visual de alta qualidade, ágil e que permite que publicações se conectem com seu público de novas maneiras. Não tem segredo: acessível de qualquer dispositivo (mobile ou desktop), basta tocar ou deslizar por cards com informações, imagens, vídeos e dados para avançar e explorar novas histórias. No Brasil, é possível descobrir novos conteúdos em Web Stories na Busca e no Discover.
O interessante deste novo programa é que ele foi feito em parceria com líderes regionais em jornalismo e criatividade. A formação, idealizada e promovida por nós, foi implementada pela Fundação Gabo, que em conjunto com a plataforma Creators LLC proporcionou formação técnica e editorial aos responsáveis ??pelos meios digitais selecionados, bem como aconselhamento e boas práticas para a rentabilização deste novo forma de contar histórias.
Vemos que esta é uma iniciativa que já está dando frutos. Atualmente, mais de 71 veículos nativos digitais (ou seja, que já nasceram na internet) da região estão publicando histórias regularmente e, até fevereiro de 2022, mais de 780 Web Stories já haviam sido produzidas neste formato.
O MyNews é um exemplo de veículo brasileiro explorando o novo formato desde outubro de 2021 — veja aqui um exemplo. De lá para cá, os Web Stories já contam por cerca de 10% das visualizações do site. “Este é um formato totalmente novo para nós. Avaliamos que a experiência está sendo muito positiva e estamos apostando nesse formato para aumentar a audiência do site. Para isso, fizemos algumas mudanças na estrutura da homepage e criamos uma área específica para as Web Stories terem mais destaque, logo abaixo da manchete”, conta a diretora do canal MyNews, Gabriela Lisboa.
O Fauna News diz que conseguia alcançar 5 mil usuários ativos, em tempo real, apenas com os acessos a seus Web Stories no Google Discover — esse número saltou para 40 mil em poucos dias. O Nonada Jornalismo, por sua vez, conseguiu aumentar em 30% as visitas em seu portal e a Agêncial Mural já tem cinco dos dez artigos mais lidos dos mês entre aqueles que são publicados no Web Stories. Outros veículos brasileiros que já estão trabalhando com a ferramenta incluem Aos Fatos, Agência Pública, AzMina, O Joio e o Trigo, Opera Mundi e Consultor Jurídico.
O Projeto Colabora é mais um que adotou o novo formato em outubro para conteúdos originais e também adaptando reportagens anteriores ao novo formato. Em três meses, as Web Stories passaram a contar por 30% da audiência total do site.
“A experiência com Web Stories para o #Colabora está sendo vantajosa e desafiadora”, diz Yuri Fernandes, responsável por Web Stories no Projeto Colabora. “Vantajosa pois passamos a oferecer para o nosso leitor uma outra opção de formato de notícias, trazendo assim um novo público acostumado com conteúdos mais rápidos e visuais. E desafiadora porque estamos em constante aprendizado, melhorando as técnicas e as narrativas. É um projeto que estamos apostando e torcendo para a continuidade”.
Após esta experiência piloto de sucesso, inicialmente focada na Argentina, Colômbia e Brasil, queremos levar esta iniciativa de treinamento de Web Stories para outros países da região até o fim do ano. Por meio da Google News Initiative, seguiremos buscando novas formas de fortalecer o jornalismo digital, especialmente o jornalismo local neste momento, algo essencial para contribuir para uma democracia mais forte, plural e diversificada.