Nos últimos anos, inúmeros monumentos no Oriente Médio foram destruídos por diferentes guerras.
Essa enorme perda cultural tem um impacto ainda mais significativo para as novas gerações, que nunca poderão visitar ou ter contato com os patrimônios afetados.
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Pensando nesse cenário, foi desenvolvido o projeto History Blocks que conta com o apoio da Unesco.
A iniciativa acontece por meio do Minecraft Education Edition, plataforma da Microsoft com caráter pedagógico utilizado em escolas ao redor de todo o mundo.
O projeto teve colaboração de professores que orientaram por meio de um plano de aulas a construção colaborativa de monumentos destruídos pela guerra no Oriente Médio e que já foram projetados na plataforma.
A estreia do History Blocks aconteceu em fevereiro deste ano na Escola Bosque, localizada na Zona Sul de São Paulo, – reconhecida pela Microsoft e Unesco como escola modelo no uso de tecnologia como ferramenta de ensino no país – que foi escolhida para receber o protótipo do projeto e testar a aceitação da iniciativa pelos alunos.
Bem-sucedidas, as recriações digitais de dois grandes monumentos foram 100% completadas pelos estudantes em cerca de duas semanas.
"É surpreendente ver o nível de envolvimentos dos alunos com o projeto History Blocks. Ao mesmo tempo que resolvem desafios complexos de geometria, lógica e abstração, é possível ver como eles se interessam pela cultura e pelas histórias por trás dos monumentos e de sua devastação. Para muitos deles, foi a primeira vez que conceitos como destruição cultural e opressão ideológica foram apresentados, e, com eles, mostramos a importância da preservação dos patrimônios da humanidade.", conta Silvia Scuracchio, diretor pedagógica da Escola Bosque.
O projeto já está presente em escolas em mais de 30 países. Qualquer escola que utiliza o Minecraft Education Edition vai poder acessar o plano pedagógico, que em um primeiro momento está em inglês. O passo a passo também estará disponível no site do projeto.
O plano pedagógico foi desenvolvido com o apoio do professor Francisco Tupy, um dos principais especialistas em Minecraft no Brasil e referência na aplicação de jogos como método para aprimorar o ensino.
“A tecnologia é um instrumento para transformar a educação e trazer à tona metódos antes inimagináveis de ensino. O projeto com a Unesco abre uma nova possibilidade para alunos de todo o mundo estudarem obras importante da nossa história.”, afirma Daniel Maia, gerente de programas acadêmicos da Microsoft Brasil.
Confira o filme sobre o projeto aqui.