Versão “facebookiana” dos apps de relacionamento tem o Brasil como um de seus países de lançamento.
No ano passado, foi noticiado que o Facebook estava estudando uma ferramenta semelhante ao Tinder.
Confira as últimas novidades sobre marketing digital aqui.
Leia também: Facebook faz uma limpa na plataforma.
O recurso estava sendo testado internamente e de forma sigilosa, com o nome de Facebook Dating. Agora, mais de seis meses depois, parece que a rede social de Mark Zuckerberg finalmente anunciou novidades sobre sua pesquisa.
A empresa retornou aos tempos de “hot or not”, ferramenta criada pelo próprio Mark Zuckerberg e que originou o Facebook, e anunciou o Facebook Dating, a ferramenta de relacionamentos própria da rede de Zuckerberg.
A ferramenta está entre as novidades anunciadas na F8, uma conferência para desenvolvedores.
Dentro do Dating, há o recurso Crush Secreto, que servirá para os usuários selecionarem até nove contatos de seus perfis pelos quais eles possuem interesse. Assim que uma pessoa for colocada em uma dessas listas, ela será notificada, mas o nome de quem a selecionou permanecerá em segredo. Caso ambos os usuários estejam nas listas um do outro, o Facebook revelará e notificará os dois perfis.
Como informou o Wired, inicialmente o serviço não estará disponível para os Estados Unidos, mas já foi implementado em países selecionados, como Colômbia, Canadá, Argentina, México e o Brasil.
A vantagem do Facebook em desenvolver sua própria ferramenta é estar presente em outra camada da internet – a dos aplicativos de relacionamentos – sem que, para isso, o usuário precise sair dos domínios de Mark Zuckerberg, bem como acontece com o WhatsApp e o Instagram.
O Facebook Dating traz uma seção própria dentro do app do Facebook, e mantém a atuação do usuário sigilosa, já que não compartilha novidades no feed.
Além disso, o usuário poderá filtrar pessoas com base em preferências, interesses e atividades. Para começar uma conversa pelo Dating, basta tocar no botão “Tenho interesse”. Ao clicar, o usuário poderá mandar uma mensagem de apresentação, caso o interlocutor corresponda, os dois poderão conversar pelo app.