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Google não está brincando quando se trata de jogos

A unidade Alphabet revelou no dia 19 de março, um novo serviço de <em>streaming</em> de jogos chamado Stadia na Game Developers Conference em San Francisco.

A unidade Alphabet revelou no dia 19 de março, um novo serviço de streaming de jogos chamado Stadia na Game Developers Conference em San Francisco.

O anúncio marca uma nova grande incursão na indústria de US $ 180 bilhões para a gigante da internet.

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O Stadia permite que os desenvolvedores criem novos jogos em uma plataforma de streaming que permitirá aos jogadores acessar a ação pela Web, em vez de precisarem comprar consoles caros ou computadores pessoais.

A empresa também introduziu seu próprio controlador, que permite jogos em forma de console em um computador ou smartphone.

Apresentação do Stadia durante a Game Developers Conference.

O Google já tem uma forte presença em jogos por meio do controle da loja de aplicativos Android, que funciona como um dos mercados de jogos para dispositivos móveis mais populares.

Mas o gigante das buscas e outros grandes pares de tecnologia como Amazon, Facebook e Apple têm um papel menos central no lucrativo mercado de jogos hardcore, que ainda usa hardware de ponta como o PS4, da Sony, e o XBox, da Microsoft. indústria. Com Stadia, o Google tem como objetivo trazer jogos mais complexos para mais pessoas.

"A tecnologia deve se adaptar às pessoas, e não o contrário.", disse o executivo-chefe da empresa, Sundar Pichai, no evento. "Estamos falando sério sobre tornar a tecnologia acessível para todos."

Stadia percorre a plataforma de streaming de vídeo do YouTube da empresa e aproveita a extensa rede de datacenters e cabos de internet do Google. Embora a empresa não tenha anunciado um preço pelo serviço, a empresa disse que a tecnologia de inteligência artificial ajudou a tornar o produto possível.

Com sua apresentação, o Google destacou que suas ferramentas técnicas por si só fariam o futuro dos serviços de jogos funcionar. Mencionou repetidamente a vantagem de seu poder de computação em nuvem e do YouTube, sugerindo que o serviço é projetado para trazer mais usuários para essas unidades – duas áreas em que os investidores buscam crescimento de vendas além da publicidade.

Ainda assim, o Google precisará persuadir os editores de jogos a colocar seu conteúdo no Stadia se quiser atrair jogadores, disse Jitendra Waral, analista sênior de internet da Bloomberg Intelligence.

"A estratégia de alavancagem do Google e o YouTube para permitir jogos em nuvem são uma extensão lógica de seus pontos fortes.", disse Waral. "A questão é: O conteúdo e a experiência podem competir com a Sony ou a Microsoft?"

O Google pode precisar adquirir na área "porque o conteúdo continuará a ser o rei, independentemente da tecnologia.", disse ele.

A qualidade high-end que o Google afirmou em seu anúncio só será acessível para pessoas com conexões rápidas à internet, disse ele. "Para que a infraestrutura e o consumidor estejam prontos para esse movimento, teremos que esperar alguns anos."

O Google também disse que está formando um estúdio interno de conteúdo para jogos, liderado por um ex executivo da Ubisoft Entertainment. O Google não disse quanto gastaria para criar seus próprios jogos.

O Stadia também pode elevar os custos do Google à medida que a empresa constrói seus negócios na nuvem e contrata milhares de pessoas para monitorar o conteúdo no YouTube.

Além de comprar videogames para o serviço, o Google também terá que modificar e atualizar alguns de seus data centers para lidar com o tráfego específico do jogo gerado pelo novo serviço.