O Instagram anunciou ontem (28) uma série de medidas que visa facilitar o manuseio de sua rede social por pessoas com deficiência visual.
Entre as ações, destacam-se o uso de uma software de inteligência artificial para “ler” as imagens e a adição de uma ferramenta de descrições customizáveis para o usuário.
Na publicação, lançada no site oficial da plataforma para a imprensa, a rede afirma que estas novas funções serão adicionadas às abas do feed, perfil e do Explore.
- O que acontece no meio digital, tecnologia, apps e redes sociais, está aqui
No caso da IA, o programa vai usar tecnologia de reconhecimento de objetos para gerar uma lista de itens a serem descritos aos usuários, permitindo que os usuários sejam responsáveis pelas elaborações mais profundas sobre suas próprias fotos.
A empresa também divulgou a imagem abaixo, que mostra onde ficarão e como funcionarão os novos atributos.
Estas descrições – que são habitualmente intituladas de “alternative texts” – já são usadas pelo Facebook há anos para ajudar pessoas com este tipo de deficiência na navegação. O Instagram, por outro lado, vem funcionando todos estes anos de iniciativas do público que incluem a #TimelineAcessível, onde as pessoas escrevem na descrição da foto os elementos retratados nas imagens que postam.